SOPAS FRIAS: A CARA DO VERÃO

Da redação Imagem: Shutterstock.com

0

Levinhas, gostosas e fresquinhas: renda-se às sopas frias, perfeitas para os dias mais quentes

 

Quando pensamos em sopas, geralmente nos lembramos de uma tigela fumegante dessa iguaria, pronta para ser apreciada em um dia frio de inverno. Porém, este conceito pode mudar: em épocas mais quentes, a sopa continua a ser um prato muito bem-vindo – desde que seja fria.

É claro que não estamos falando, apenas, de uma sopa que, depois de preparada, passou por um processo de resfriamento. Diferentemente das quentes, as sopas frias são uma opção mais refrescante e, segundo a nutricionista e fundadora do Comer e Viver – Consultoria Nutricional, Bruna Chagas Petrungaro, são ideais como acompanhamentos na refeição.

“No preparo das sopas frias, são utilizados ingredientes mais leves que, por isso, não têm a mesma quantidade de nutrientes de uma sopa quente (mais densa e incrementada). Portanto, recomenda-se consumir a sopa fria com uma opção de entrada no almoço e/ou jantar, para substituir a salada”, comenta Bruna.

Ela afirma, ainda, que mesmo as sopas quentes (acrescidas com carboidratos e proteínas) são preferíveis no jantar. Isto porque necessitamos de menos nutrientes à noite do que na hora do almoço (e há uma desaceleração no ritmo digestório). Os ingredientes para o preparo das sopas frias devem ser leves e refrescantes, como: cenoura, pepino, tomate, milho, hortelã, salsinha, cebolinha, gengibre, iogurte e frutas, como manga e laranja.

Na sequência, confira duas deliciosas receitas de sopas frias, ideais para serem consumidas nesses dias quentes. Bon appetit!

 

SOPA FRIA DE IOGURTE E PEPINO

 

Ingredientes:

– 200g de pepino japonês

– 1 litro de iogurte natural

– 1½ colher (chá) de sal

– 2 dentes de alho pequenos ralados ou bem picadinhos

– 2 colheres (sopa) de hortelã picada

– Pimenta-do-reino a gosto

 

Preparo:

Descasque o pepino e pique em cubinhos bem pequenos. Despeje o iogurte em um recipiente fundo e junte os demais ingredientes, mexendo delicadamente, para não ficar muito líquido. Sirva a sopa gelada.

 

SOPA FRIA DE CENOURA COM GENGIBRE E LARANJA

Ingredientes:

– 4 unidades de cenouras cozidas com sal

– Suco de oito laranjas a gosto

– 1 colher (sopa) de gengibre ralado

– 2 colheres (sopa) de azeite

– Sal a gosto

– Cebolinhas picadas, para decorar a gosto

 

Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador. Coloque a sopa em taças. Decore com as cebolinhas picadas. Sirva a sopa gelada.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here