yoga pose "Bridge" - female in sport clothes performing exercise

Por Camilla Lóes

Fotos: Istockphoto.com

Existem muitos tabus quando o assunto é pompoarismo. Por falta de conhecimento ou por vergonha, as pessoas não falam sobre o assunto. Mas, acredite, a técnica traz milhares de benefícios para a saúde vaginal.

Você sabia, por exemplo, que para as praticantes do pompoarismo o parto normal ocorre mais facilmente e menos dolorido? As mulheres podem aprender a ter o controle total da musculatura da vagina, assim consegue executar contrações de expulsão, tornando o parto mais rápido e menos sofrido para os bebês também. Além disso, evita grandes traumas na região vaginal.

A pompoarista Carol Ribeiro explica que a técnica fortalece toda a região pélvica, inclusive o ânus. “A vagina é formada por músculos. Ao realizar os exercícios, é possível ter total controle da musculatura vaginal, levando vida independente ao canal vaginal”.

O pompoarismo pode ser feito durante a gestação, contudo, é imprescindível que a mulher consulte seu médico antes de começar a fazer os exercícios. “As contrações do pompoarismo só devem ser feitas após o terceiro mês de gestação”, afirma Carol.

Os exercícios do pompoarismo podem ser feitos após o parto respeitando o período usual de restrição para qualquer atividade física. Geralmente os médicos recomendam dois meses de repouso. Entretanto, esse prazo varia de mulher para mulher. O pompoarismo pós-parto auxilia na restauração muscular da vagina, acelerando o processo de recuperação muscular e ajudando a enrijecer os músculos da região pélvica. “Muitas mulheres e principalmente seus companheiros reclamam que após o parto natural a vagina parece mais larga e sem sensibilidade. O pompoarismo resolve esse problema, pois trabalha a musculatura pélvica e vaginal de forma que ela fique enrijecida, assim como qualquer músculo do corpo que, quando trabalhado, fica forte”, detalha Carol.

Como todo exercício físico, para obter resultados é necessária dedicação para notar as diferenças.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here