O profissional fala como podemos manter tudo em dia de um jeito simples e rotineiro
Foto: Shutterstock.com
No nosso dia a dia, a beleza precisa estar alinhada com a saúde, uma é complemento da outra, então todas as nossas atitudes precisam ser pensadas em conjunto.
Quem melhor para nos orientar sobre beleza, que o próprio especialista mais procurado para o assunto? Mesmo quando parece estar se cuidando, a maioria pode estar na verdade, detonando a beleza. O cirurgião plástico Francisco Alionis Neto deixa 10 dicas para manter a beleza e a saúde de um jeito simples e rotineiro. Confira:
- Atividade física: se exercitar com regularidade é importante não apenas para a beleza, mas para a saúde como um todo. Tornar a atividade um hábito é um desafio cujos resultados se refletem no espelho e na autoestima.
- Dieta: é preciso equilíbrio, não privações. Priorizar alimentos naturais e integrais vai auxiliar o funcionamento correto do organismo, detonar a fome e ajudar a eliminar os quilinhos a mais. Deixe as gostosuras apenas para um dia na semana, preferencialmente em um dia útil, assim fica mais fácil controlar o cardápio.
- Hidratação: não é clichê! Beber água ajuda a hidratar a pele e os cabelos de dentro para fora, elimina as toxinas, a retenção hídrica e a celulite. A conta são cerca de 30 ml de água por dia para cada quilo corporal.
- Cuidado com o sol: os raios solares são importantes para a produção de vitamina D, mas em excesso detonam as fibras de colágeno, levando à manchas e flacidez. Sem contar no risco de câncer de pele – mesmo no inverno. Use o sol com moderação.
- Dormir bem: é durante a noite que as nossas células se regeneram. Além disso, há a liberação de alguns hormônios importantes, como o do crescimento, que levam a uma renovação das células e, constantemente, mais firmeza à pele.
- Elimine hábitos ruins: o consumo frequente de bebidas alcóolicas e o tabagismo são inimigos de quem quer se manter bela. Um causa edema e desidrata os tecidos, o outro oxida as células levando a um envelhecimento precoce e causa vasoconstrição.
- Usar sutiã: Por mais incômodo que a lingerie possa ser, ela é uma aliada que dá sustentação às mamas, evitando a flacidez e problemas de coluna. Escolha o sutiã adequado ao seu tipo de corpo e de mama e sinta a diferença na beleza e na saúde.
- Saiba escolher as roupas: o uso de calças muito justas e apertadas pode ficar lindo no visual, mas não favorece a beleza. Ao ficar muito agarrada no corpo, a peça prejudica a circulação do sangue e favorece o aparecimento da celulite e da flacidez.
- Anticoncepcional só com prescrição: o uso de medicamento contraceptivo deve ser indicado pelo médico. Usá-lo inadvertidamente pode causar um desequilíbrio hormonal, levar a edema, excesso de oleosidade na pele e cabelos e aumento na celulite.
- Banho muito quente: apesar de confortável nos dias frios, o banho quente remove a hidratação natural da pele, deixando-a ressecada e favorecendo assim o surgimento de sulcos e linhas finas. O cabelo também pode ter um efeito rebote, com incremento na produção de óleo para repor o que foi perdido durante o banho.