CARNAVAL: DESCUBRA OS PERIGOS DO EXCESSO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

0
Foto: (Por Por Daniel Myjones - Shutterstock.com)

O Carnaval está chegando e, com ele, o consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar, especialmente entre os jovens. Mas, além de ser importante consumir esse tipo de bebida com moderação, é preciso ter cuidado com a procedência do produto.

Isso porque há, por exemplo, o perigo das bebidas alcoólicas serem adulteradas com o metanol, também conhecido como álcool metílico. Usado por ser mais barato e trazer mais lucro aos vendedores, pode causar uma série de problemas de saúde se consumido em doses excessivas. O máximo de metanol permitido nos destilados, pela legislação brasileira, é 0,25 ml/100 ml, mas esse volume é desrespeitado com uma frequência maior do que se imagina.

Conforme explica o Dr. José Luiz Capalbo, coordenador do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, apenas o consumo moderado de metanol já pode causar dor de cabeça e estômago, vertigens, perda ou diminuição da força física, sonolência e dilatação das pupilas. Já o consumo elevado dessa substância pode causar perda total da visão e até levar a óbito, como aconteceu neste mês de fevereiro na Índia, com a morte de 100 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here