SAÚDE AGREGADA

Por Gabi Monteiro

No mundo corrido em que vivemos, falta-nos tempo para muitas coisas importantes. Mas há uma vantagem em viver nesta era cheia de modernidade e dinamismo: a multifuncionalidade, que parece estar se tornando uma “tendência” para todos os tipos de produtos (inclusive, os de beleza). Por exemplo: por que se contentar com um creme que “apenas” hidrata ou prepara a pele para a maquiagem, se a tecnologia nos permite ter estas e outras funções combinadas em um mesmo produto?

Não é de admirar que a busca por cosméticos de múltiplas funções venha crescendo nos últimos anos. Afinal, além de hidratar, eles uniformizam o tom de pele, ajudam a combater o envelhecimento e oferecem benefícios específicos para consumidoras de faixas etárias e grupos distintos.

Segundo Mika Yamaguchi, consultora técnica e farmacêutica da Biotec Dermocosméticos, esses cremes “polivalentes” fazem jus à sua fama, entregando muita eficácia. Mas, por sua natureza “plural”, não têm uma característica que se destaque. Na prática, isto significa que nem sempre atenderão a necessidades específicas.

“No caso de um produto com apelo ‘antioleosidade’, por exemplo, a formulação contém mais ativos voltados a este quesito”, diz Mika. “Em se tratando dos BB, CC e DD creams, que possuem várias funções, a concentração de ativos é balanceada para atender a um combinado de benefícios. Pode, assim, haver uma diminuição de resultados em certos parâmetros.”

 

ATIVOS

Apesar do ecletismo desses supercremes, portanto, é sempre indicado buscar a orientação de um profissional, que poderá lhe dizer se as características do produto em questão atendem ou não às suas necessidades.

Para desempenharem tantas funções, os cremes multifuncionais contam com uma série de ativos, que contemplam desde o combate ao envelhecimento até o aumento da produção de energia. Entre eles, estão: o Hydroxyprolisilane CN (hidroxiprolina ligada ao silício, que estimula a produção de colágeno e confere à pele elasticidade e firmeza), EvenSkin A3 (uma associação de peptídeos cuja função é diminuir a formação de manchas e, também, a glicação), Arct Alg (biomassa marinha rica em oligoelementos e aminoácidos, que aumenta a produção de energia na mitocôndria e otimiza o nível energético da pele) e o OTZ 10 (um antioxidante avançado que combate os radicais livres provenientes das radiações UVA, UVB e Infravermelho A).

“A opção por um desses produtos depende muito do que cada pessoa procura”, observa Mika. “Mas, no geral, todos os BB, CC e DD cream têm um sensorial agradável e que se adapta bem à pele. “Há uma vasta oferta de produtos do gênero no Brasil, sejam eles importados ou fabricados aqui.”

 

APLICAÇÕES

Farmacêutica e responsável técnica da Biodiversité, Joyce Quenca diz que os cremes multifuncionais são indicados e eficazes para qualquer tipo de pele – entretanto, é preciso levar em conta seu perfil sensorial. “O ideal é buscar formulações com efeito ‘matte’, isentas de óleo mineral e de outras substâncias comedogênicas que possam obstruir os poros”, diz Joyce. “Deve-se sempre levar em consideração a necessidade da pele ao escolher entre o BB, CC e DD cream. Dar preferência a ingredientes vegetais e a produtos certificados ECOCERT também validam uma escolha sustentável e, ao mesmo tempo, saudável para a pele.”

Os cremes multifuncionais se diferenciam por suas constituições e pelas necessidades a que atendem. Vamos conhecê-las?

BB CREAM: surgido na Alemanha, o BB Cream foi desenvolvido com o intuito de regenerar e proteger a pele após a realização de processos dermatológicos, como o “peeling”. Foi introduzido na Coréia, no final da década de 1970, e passou a ser utilizado para fins cosméticos. Essencialmente, é um único produto que combina ingredientes que hidratam e nutrem a pele. Também apresenta coloração de base (atuando de forma eficaz sobre as imperfeições cutâneas) e filtro solar (proporcionando proteção contra as radiações UV). O BB Cream deve ser usado quando o objetivo for hidratar, fotoproteger e mascarar imperfeições da pele..

CC CREAM: em resposta à aceitação do público, o BB Cream evoluiu e deu origem ao CC Cream (Complete Correction Cream), um produto mais refinado e sofisticado. Além dos ingredientes encontrados no BB Cream, exerce as ações de primer, clareador, antirrugas e antienvelhecimento. E tem outras vantagens, como uma melhor fixação e uma textura mais leve. O CC Cream pode ser adaptado a necessidades individuais, o que inclui prevenção de acnes, redução da oleosidade e hidratação intensiva para peles extremamente ressecadas.

DD CREAM: denominada “Daily Defense Cream”, esta evolução do CC Cream trabalha em prol das chamadas “defesas diárias”. Reúne ativos potentes destinados à proteção diária do DNA, que atuam diretamente sobre alvos específicos, como a síntese de RNAm, prevenindo a ocorrência de danos que, a longo prazo, levam ao envelhecimento cutâneo. Também fornece proteção genômica, proporcionando uma defesa contra a glicação e a peroxidação provocada por radicais livres.

Uma última recomendação da farmacêutica Joyce Quenca: ao optar por um BB, CC ou DD cream, dê preferência a produtos feitos com ingredientes sustentáveis, hipoalergênicos e certificados.

Versáteis, eficientes e esbanjando saúde, os “supercremes” estão aí, para garantir o bem-estar e a beleza de sua pele. Qual deles combina mais com você?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *