SALADA TURBINADA

Quando começamos a seguir uma dieta para emagrecer, a primeira coisa em que pensamos é: “vou comer só salada!” No início, parece animador. Mas, depois, a alface, o agrião, o tomate e a proteína já não apetecem tanto (além de não suprirem o organismo com todos os nutrientes necessários). Porém, uma salada saudável pode ter muito mais do que apenas algumas folhas. Veja alguns exemplos de alimentos que podem dar uma boa incrementada em sua salada:

 

Folhas: vá além da alface e do agrião: rúcula, acelga e couve crua também são opções.

 

Legumes: além de aumentarem a sensação de saciedade, são fontes de nutrientes e possuem substâncias específicas. Cenoura, abóbora, berinjela, palmito, pimentão, batata, abobrinha e nabo são algumas das delícias que podemos acrescentar ao prato.

 

Frutas: há quem ache a mistura esquisita, mas as frutas são excelentes para a prevenção de doenças, pois possuem nutrientes que fortalecem o sistema imunológico – sem contar que o sabor agridoce é maravilhoso! As mais escolhidas são: tomate, manga, maçã, abacaxi, morango, laranja e suco de limão.

 

Proteínas: para aqueles que ainda não se adaptaram completamente à maior inclusão de vegetais na dieta, esta é a melhor parte da salada. Queijos magros, molhos à base de iogurte, frango, ovos ou leguminosas (como grão de bico e soja) são muito bem-vindos!

 

Fontes de cereais: os que combinam mais com a dieta são o milho, o grão de trigo, o amaranto e o arroz selvagem. Oleaginosas também são boas fontes de nutrientes – castanhas (Pará ou Cajú), nozes, amêndoas e avelãs também podem ser incluídas. Mas fique atenta: procure não abusar dos alimentos deste grupo, já que, apesar de saudáveis, eles têm um alto valor calórico.

 

Pronto! Agora, suas refeições serão mais prazerosas e você poderá comer sua salada com mais “gosto”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *