Por Luísa C. Pernias e Denise Barion Leal Casemiro
Fotos: Shutterstock.com
Muitas pessoas pensam que fazer psicoterapia é o mesmo que estabelecer um longo casamento com o terapeuta. Mas isto nem sempre é verdade. A psicologia conta com diversas técnicas de tratamentos, inclusive, com aquela que pode ajudar uma pessoa em um curto período de tempo, o qual pode ser de aproximadamente 12 sessões (geralmente uma sessão por semana).
A procura por uma psicoterapia de curto prazo pode se definir por diversas razões. Dentre elas estão fatores financeiros e o dia-a-dia atribulado – o que impossibilita dispensar um longo período para um tratamento, uma demanda pontual, que pode ser sanada com algumas sessões, incluindo, até, um acontecimento positivo. Isso mesmo! Às vezes uma promoção no emprego, além de benefícios, também trará o aumento de responsabilidades e, possivelmente, um maior distanciamento da família e do lazer, levando o indivíduo a uma “crise por ganho”. A psicoterapia breve pode ajudar o paciente a encontrar uma solução mais adequada para si neste momento de crise.
Para saber quando pedir ajuda e os tipos de terapia possíveis, acesse a Revista Bem Mulher (Edição 09) e fique por dentro de tudo sobre o assunto.