Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

Hum… Que cheirinho bom! Manter um vaso com rosas frescas perto da cama vai muito além do romantismo e da estética, ele aumenta o relaxamento e o bem-estar. Várias essências podem estimular sensações e trazer melhorias ao seu dia a dia, manter o equilíbrio e até aumentar o apetite sexual.

De acordo com especialistas, a substância, responsável pelo perfume das rosas, estimula o organismo a liberar endorfina, hormônio que produz sensações de prazer. Os aromas percorrem um longo caminho no organismo: passam pelo sistema nervoso central e pelo sistema límbico, que controla as emoções. Por isso são capazes de produzir sensações de conforto, não sendo à toa que o aroma das rosas está ligado ao amor.

Esse é o caminho da aromaterapia – estimular a energia interior e as emoções, por meio do aroma de óleos essenciais -, para alcançar o bem-estar pleno e a cura de doenças. A ação é capaz de proporcionar relaxamento e alegria, além de amenizar males como bronquite, menopausa, TPM, problemas de circulação e disfunção renal.

Cada cheiro estimula o cérebro a produzir um tipo de substância e para fazer uso dessa técnica milenar vale lançar mão de banhos relaxantes, massagens revigorantes, difusores de ambiente e ingestão de água e chá. O segredo, na verdade, está no aroma escolhido.

Dicas de aromatizantes

A canela é estimulante e mantém o usuário mais atento, além do aroma servir como excelente afrodisíaco, perfeito para apimentar qualquer relacionamento. A dica é conservar velas aromáticas ou óleos essenciais pela casa para manter o clima sempre em alta.

Já o alecrim é para quem espera por energias positivas e coisas boas dentro de casa. Perfeita para aumentar o bom humor das pessoas, a erva de perfume adocicado ainda proporciona melhoras ao couro cabeludo.

Essência de lavanda é digestiva e o perfume melhora o bem-estar do indivíduo. O cheiro de lavanda ainda auxilia o sistema imunológico, fortificando as defesas do corpo.

O preferido das vovós: camomila. O aroma da camomila melhora o bem-estar, alivia o stress e, para quem sofre de insônia, ajuda a ter uma boa noite de descanso.

Óleos essenciais de laranja estimulam a criatividade, a força física e o desempenho das pessoas. Citronela é um estimulante mental que desperta a imaginação. Já o gengibre pode ser usado como fortificante perfeito para dar aquela animada durante a manhã.

Quer manter o equilíbrio constante e a respiração funcional? Eucalipto. A essência revigora o organismo e ainda serve como poderoso descongestionante. E a bergamota tem efeitos analgésico, antidepressivo e cicatrizante. Os cheirinhos também são bons para o corpo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here