O estresse é algo muito ruim, mas por que não tirar proveito dele?

 

Uma mulher tem que pensar e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Casa, filhos, contas para pagar. É quase inevitável ficar estressada. Essa emoção muito desagradável pode até fazer você se sentir como se as coisas ficassem muito difíceis e impossíveis de enfrentar, mas como cada emoção existe por uma razão, o estresse pode ter aspectos positivos: motivação, potencial intelectual e melhora física.

Em uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, ratos sob um rápido e intenso estresse ficaram mais fortes para lidar com uma gripe. O resultado foi comparado com o ser humano. Os especialistas concluíram em um curto período, que o estresse poderia diminuir os riscos de adquirir doenças como diabetes, doenças do coração, câncer e Alzheimer, já que o corpo, em estado de atenção, alerta o sistema imunológico, protegendo o nosso corpo contra infecções. Nas mulheres, o estresse aumenta a produção de estrógeno, auxiliando na proteção do câncer de mama.

Para distinguir o bom estresse do mau é preciso perguntar a si mesmo se você sente satisfação e excitação durante as tarefas estressantes ou depois delas. Sensação de opressão pode ser sinal de um estresse ruim. Os benefícios do estresse só serão válidos se ele não durar mais de 24 horas.

O estresse pode e deve ser um aliado na sua saúde, tudo depende de como você administra, portanto, é fundamental investir em um tempo livre para o lazer e cultura, para que o estresse não tome conta da sua rotina. Lembre-se, o equilíbrio é a chave para o bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here