Por: Dra. Adriana Cairo
Fotos: Shutterstock.com
Que mulher não quer ter uma pele linda e saudável? Não é á toa que estamos sempre ligadas em novidades que assegurem o rejuvenescimento facial. E tudo começa com a prevenção: é preciso ficar de olho em fatores como a flacidez e o enrugamento da pele, frouxidão muscular e reabsorção do tecido ósseo e gorduroso, que se acentuam com o passar dos anos. E também, nas mudanças hormonais caracterizadas pela menopausa e pela andropausa, que atingem mulheres e homens, respectivamente, por volta dos 50 anos de idade.
É importante salientar: o quanto antes começarmos o processo de prevenção, mais resultados teremos. A partir dos 20 anos, podemos dar início à rotina de cremes, vitaminas e protetores solares. E por volta dos 30 anos, a adotar procedimentos minimamente invasivos, que fazem uma grande diferença!
FLACIDEZ, PERDA DE BRILHO E RUGAS
Para tratar a pele, nada melhor que um procedimento personalizado à base de lasers e toxina botulínica. Os lasers ativam o colágeno, apagam manchas e vasinhos, reduzem marcas de expressão e marcas e lesões ativas de acne. A grande “vedete” continua a ser o laser fracionado, ablativo e não-ablativo, com importante atuação na firmeza da pele. Para reduzir as linhas de expressão, utilizamos a toxina botulínica, cada vez mais pontualmente, para evitar um “look” congelado. Podemos utilizar a toxina no terço inferior da face, melhorando as rugas do pescoço e definindo o contorno facial.
FROUXIDÃO MUSCULAR
A grande novidade são os aparelhos Ultrassom Micro Focado com tecnologia HIFU Fracionado (High-Intensity-Focused-Ultrasound), que aquece com precisão as camadas mais profundas da pele, proporcionando a contração muscular, formação de colágeno e, finalmente, excelentes resultados no tratamento da flacidez facial. Até pouco tempo atrás, não tínhamos nenhum método efetivo para combater a flacidez muscular (apenas com procedimentos cirúrgicos conseguíamos resultados significativos neste plano facial).
REABSORÇÃO DE GORDURA
Nossa face está subdividida em vários compartimentos de gordura, que são reabsorvidos com o passar dos anos. O ácido hialurônico estabeleceu-se como um excelente repositor de volume e possui várias densidades que se adaptam a cada área da face a ser corrigida.
Um lembrete final: uma vez que os tratamentos são individuais, de acordo com cada paciente é altamente recomendado procurar um dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Este profissional estará apto a indicar e realizar tais procedimentos.