Por Júlia Arneiro Foto: Shutterstock.com

 

Ir a uma farmácia, supermercado ou perfumaria para comprar um cosmético pode ser uma tarefa complicada para algumas mulheres. A gama de opções em produtos para cabelo e maquiagem encontrada hoje pode confundi-las na hora de escolherem o produto ideal e fazer com que o resultado obtido não seja o esperado. A hair stylist Isabel Chagas e a maquiadora Neusa Andrade (ambas, consultoras da megastore online Netfarma) listaram algumas dicas que poderão ajudar a consumidora a selecionar os melhores produtos para cada necessidade.

CABELOS

Reduzir o volume: leave-in ou creme para pentear?

Por ter uma composição menos oleosa e não exigir enxágue, o creme leave-in é uma boa opção para disciplinar os fios e deixá-los menos volumosos – podendo, até, ser usado para finalizar a escova. Já o creme para pentear não serve para esse objetivo: sua função é desembaraçar os cabelos ou ser usado para uma pós-hidratação. “No entanto, cuidado com a quantidade: se forem aplicados em excesso, ambos deixarão os cabelos com aspecto opaco e oleoso”, explica a hair stylist Isabel Chagas. O ideal é aplicar somente uma bolinha pequena.

 

Dar volume: spray finalizador ou mousse?

O spray, para dar volume, costuma ter bom efeito e deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos. Se quiser adquirir mais volume, levante mecha por mecha e passe spray fixador na raiz, secando em temperatura morna. Depois, finalize com o secador em temperatura fria. A mousse também é uma boa aliada para deixar a “cabeleira” mais volumosa, mas costuma dar um aspecto molhado aos fios.

 

Fazer a chapinha durar mais: creme termoativado ou silicone?

O creme protetor termoativado potencializa o efeito liso e protege os cabelos dos danos provocados pela chapa, pois contém substâncias que são ativadas por meio do calor. Deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, antes de secar os fios e fazer a chapinha. Já o silicone impede que a umidade penetre facilmente nos cabelos, deixando-os mais protegidos e evitando o frizz no decorrer do dia.

 

Cuidar dos cachos: hidratação seca ou molhada?

Os produtos leave-in (hidratação seca) disciplinam os fios lisos e ajudam a deixar os cachos mais comportados. Além de formarem uma película protetora que sela a cutícula do fio, proporcionam cachos mais macios e definidos. Já as máscaras de tratamento (hidratação molhada), usadas na hora do banho, promovem a hidratação profunda dos fios, deixando os cabelos mais saudáveis. Ambas são importantes e ajudam a manter a boa aparência dos cabelos cacheados.

 

Manter a cor das luzes: xampu tonalizante ou spray de clareamento?

O tonalizante ajuda a neutralizar o efeito “amarelado” das luzes após certo tempo e pode ser usado a cada 15 dias. O mais recomendado, nesse caso, é um tonalizante com fundo cinza, para neutralizar o amarelo. O spray de clareamento, que geralmente é feito à base de camomila, é prático e clareia gradualmente os fios louros, sem agredir os cabelos com colorações constantes.

 

MAQUIAGEM

Amenizar as olheiras: corretivo ou base?shutterstock_120600151

Para disfarçar as olheiras de forma natural, o recomendado é utilizar os dois produtos. Entretanto, diferentemente do que muitos imaginam, o corretivo deve ser aplicado após a base. Tal cuidado faz o visual durar mais tempo e evita o efeito “craquelado”. Além disso, aplicar a base antes permite observar a quantidade necessária de corretivo, evitando exageros.

 

Disfarçar as imperfeições no rosto: base ou pó compacto?

A base deve ser usada para uniformizar a pele e, em geral, funciona melhor para cobrir as imperfeições. A versão líquida costuma dar um aspecto mais natural à pele, enquanto a base em pó pode deixá-la um pouco mais seca e sem brilho. É possível usar o pó, apenas, sem a base, mas o aspecto pode ficar muito seco.

 

Intensificar o aspecto bronzeado: blush ou pó bronzeador?

Mesmo bem aplicado, o blush costuma ter aparência mais marcada do que o pó bronzeador, que é uma boa opção para dar um bronzeado natural ao rosto, destacando a luminosidade da pele. Mas isso não quer dizer que ele deve ser deixado de lado! Se o tom for bem escolhido, levando em conta a cor da pele, o blush pode ajudar a imprimir um ar saudável, sem os prejuízos da exposição solar.

 

Cobrir as falhas na sobrancelha: lápis ou sombra?

Ambos funcionam. Nesse caso, o mais importante é saber escolher a cor certa, pois aplicar uma cor inadequada pode resultar em um visual muito artificial. A principal dica é levar em conta a cor dos cabelos: Quem tem fios castanhos claros (ou médios) deve usar sempre a cor marrom. Porém, mulheres de cabelos castanhos escuros ou pretos não devem usar tom preto. Esta cor, na sobrancelha, costuma dar um ar pesado, pouco feminino e exagerado. As loiras devem usar o tom bege acinzentado e as ruivas, lápis ou sombra na cor marrom avermelhada.

 

Fazer a maquiagem durar mais: finalizador ou fixador?

Os produtos desempenham funções diferentes: enquanto o finalizador é um produto específico para proporcionar um acabamento mais uniforme à maquiagem, ajudando a disfarçar poros e imperfeições, o fixador de maquiagem – que podem ser em spray ou em pó – cria uma camada protetora antes e depois do make, fazendo com que fique intacta por várias horas. “Em média, os produtos do mercado garantem a fixação por aproximadamente 16 horas”, finaliza a maquiadora Neusa Andrade.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here