Da redação Imagens: Divulgação/Tacla
A caracterização para o teatro é um desafio e tanto. A distância entre o palco e a plateia exige uma grande produção. O clássico do teatro e do ballet “O Quebra-Nozes” é um exemplo de quando a beleza da produção interfere diretamente no entendimento do enredo. Por isso, a companhia Cisne Negro, que apresenta a peça no mês de dezembro, é caracterizada pelas mãos dos profissionais de beleza da rede Jacques Janine. A maquiadora e consultora de imagem Chloé Gaya conta como é o processo.
“A caracterização é essencial para o desenvolvimento do próprio artista dentro do enredo, o que permite transportar a magia do espetáculo para plateia”, comenta Chloé, que se inspirou na delicadeza dos movimentos dos bailarinos para criar os contornos e destaques da maquiagem.
A personagem Clara, por exemplo, exigiu muita correção de pele e jogos de luz e sombra para afinar o nariz e o rosto, e aumentar os olhos. Já o marcante personagem de Drosselmeyer, que é tio de Clara na peça, a maquiagem exigia mais expressão. “É interessante como conseguimos explorar a fantasia envolvida neste personagem. Transformamos a aparência do bailarino utilizando técnicas de envelhecimento, como destaque das linhas de expressão, barba e cabelo grisalho e realce ao olhar”, explica Chloé.