MÁ CIRCULAÇÃO: 5 SINAIS PODEM INDICAR QUE ALGO NÃO ESTÁ BEM, DESCUBRA!

Foto: (ShutterStock.com)

Cansaço e dores nas pernas podem indicar problemas com sua circulação sanguínea!

Já ouviu aquele ditado que diz: o corpo fala quando algo não está bem? Então, o mesmo acontece com sua circulação. E, quando se trata do seu sistema sanguíneo, os médicos alertam que é sempre bom ficar atento, pois as consequências podem ser desde pequenos vasinhos e varizes ou, até mesmo, um infarto.

“O coração é o responsável pelo bombeamento de sangue rico em oxigênio para todo o corpo, alimentando tecidos e órgãos vitais que necessitam de nutrientes para funcionar corretamente. Por isso, qualquer redução na circulação sanguínea significa que as funções corporais podem ser prejudicadas, levando ao surgimento de uma série de sintomas”, explica a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

E, para te ajudar a ficar atento com os sinais, a médica separou alguns tópicos sobre possíveis situações que podem indicar algum problema com sua circulação. Confira!

Dor: Dependendo do motivo da má circulação, a especialista conta que é comum o paciente sentir dores nas pernas ou nas mãos. Segundo ela, isso ocorre quando, devido a alguma obstrução em uma ou várias artérias, o fluxo de sangue se torna insuficiente para irrigar os músculos e tecidos nas extremidades durante a caminhada. “Este sintoma é chamado de claudicação intermitente e se caracteriza por uma dor que se inicia após um tempo de caminhada e piora gradativamente até que a pessoa pare para que a dor cesse”, afirma a médica. “Além de causar dor, a circulação sanguínea ruim também pode causar cãibras musculares”, complementa.

Formigamento: Dra. Aline explica que este é um dos sintomas mais comuns em quem tem problemas de circulação. A circulação fraca causa pés ou mãos frias juntamente com formigamento dos membros. Se a quantidade suficiente de sangue não atingir seus membros, você pode ainda sentir agulhadas nessas áreas.

Inchaço: A profissional também ressalta que, o inchaço, também é um sintoma comum de má circulação sanguínea e, geralmente, surge em pessoas que têm um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que circula nas pernas e a quantidade que retorna ao coração (edema). “O inchaço também ocorre quando o coração não consegue circular sangue suficiente para o corpo todo. Este problema está intrinsecamente relacionado ao peso das pessoas, já que quilos extras colocam mais pressão sobre o coração, reduzindo assim o fluxo sanguíneo em todo o corpo”, alerta a angiologista.

Alterações na coloração pele: A médica conta que pessoas com pouca circulação, os pés e as pernas frequentemente ficam pálidos quando estão elevados. Já quando os pés estão no chão, a vermelhidão na perna, conhecida medicamente como rubor dependente, também pode ser um indicativo de um problema vascular.

Fadiga: Os músculos também precisam de sangue suficiente para que funcionem corretamente. Porém, de acordo com a doutora, se o fluxo sanguíneo apresenta lentidão, isso afetará seus níveis de energia e você se sentirá mais cansado na medida em que seu coração se esforça mais para manter o sangue circulando. “Além disso, uma má circulação leva a um fornecimento menor de oxigênio e nutrientes para os músculos, o que pode causar fadiga muscular”, destaca a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *