O verão é uma época deliciosa para passeios e atividades ao ar-livre. Mas, em algumas situações diárias, as altas temperaturas são um empecilho. Um bom exemplo é o período de trabalho. Apesar de a maioria dos escritórios terem ar-condicionado ou ventiladores, o vestuário, muitas vezes, é um problema – principalmente nos deslocamentos para o local de trabalho. Cada empresa tem seu próprio “dress code”, mas escritórios, em geral, acabam exigindo um “look” mais formal. O que resta é se adaptar aos padrões da empresa sem “assar” dentro das roupas!
Regatas com golas (do tipo “camisa”) são super fresquinhas e se encaixam perfeitamente em um look para o trabalho. Tecidos mais leves são permitidos, desde que não sejam transparentes. Caso a roupa apresente transparência, use uma blusinha de cor neutra (preto, branco ou bege) por baixo. Batinhas, blusas de alcinhas e outros tipos de regata também são permitidos, mas fique de olho no decote (se houver), no tamanho (nada de barriga de fora!) e, ainda, na transparência. Se bater um friozinho no fim da tarde (ou se o ar-condicionado “passar dos limites”), blazers ou cardigãs de linho são bem-vindos.
O que vestir da cintura para baixo é o que gera mais dúvidas. Para saias, o ideal é que fique pelo menos um pouco acima do joelho. Dê preferência para as saias retas ou “evasê” e fique longe das “bandage” (ou qualquer outra que fique “colada” ao corpo). Bermudas e shorts sociais também podem ser uma aposta. A regra do comprimento é a mesma que a das saias.
E ainda há os vestidos, que são muito aproveitados no Verão. A regra do comprimento se repete (um pouco acima do joelho, no mínimo) e os muito justos e decotados também estão fora. Os longos são lindos, mas não se encaixam, dependendo da empresa.
Sapatos ou sapatilhas podem ser um terror nos dias mais quentes. Entram em cena, então, as sandálias! Independentemente do tamanho do salto, sandálias são muito indicadas. Mas evite alguns modelos, como rasteirinhas e sandálias de dedo. Outro ponto a observar é o estilo: aposte no que lhe parecer mais “formal”.
Lembre-se de que as regras variam de empresa para empresa. Há locais que só permitem o uso de blazers e salto alto, enquanto outros aceitam até chinelinhos. Por isso, caso não tenha um “dress code” para se basear, observe o modo como suas colegas se vestem (principalmente, se for novata).