Livro sobre autismo ajuda crianças a compreender e lidar com colegas

0
livro sobre autismo
Conheça interessante livro voltado ao público infantil e que trata do autismo e como lidar com ele na escola

Uma educadora e uma egressa da psicologia se unem para lançar livro sobre autismo voltado ao público infantil e que esclarece o que é e como lidar com coleguinhas autistas

O autismo é considerado um transtorno do desenvolvimento. Se entendê-lo é tarefa difícil até para adultos, imagina para crianças? Pensando em ajudar o público infantil a compreender e lidar com colegas, a professora Camilla Volpato Broering e a alumna (egressa) do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Daiane Beneton, criaram um livro sobre autismo denominado “O Garoto Autista em seu Primeiro Dia de Aula – Conhecendo o Autismo”.

O autismo tem sido tema de investigação em diversas áreas. É marcado por uma série de características abrangentes que se manifestam ainda na primeira infância e afetam de forma mais notória as áreas de comunicação, interação social e comportamento. Dificulta diretamente o rendimento da criança na escola. O apoio à criança autista é fundamental.

Criança autista na escola

Atrasos de linguagem, déficits na reciprocidade social, no olho no olho, no brincar, dificuldade em fazer amizades, comportamentos repetitivos, destoantes e difíceis de lidar são algumas das manifestações que podem aparecer nos casos de autismo, causando curiosidade e até julgamentos nos colegas.  Camilla ressalta que o transtorno do espectro autista atinge predominantemente a infância, mas é um distúrbio crônico, ou seja, permanece ao longo da vida. Ela explica que por ser um espectro, tem sintomas leves e muito exuberantes, com multiplicidade de sintomas e comportamentos peculiares e individuais.

Muitas das questões abordadas na obra resultam de dúvidas e perguntas das crianças, apresentadas na prática clínica das autoras. Foi a partir desta realidade que nasceu o livro. A obra ajuda os pequenos leitores a lidarem com o autismo, no dia a dia, aproximando crianças e famílias das singularidades do transtorno. “Há também julgamentos e constrangimento por falta de conhecimento. O livro auxilia na compreensão de determinados comportamentos e propõe às crianças formas de auxiliar quando se depararem com situações semelhantes com autistas”, comenta a docente.

A obra está disponível para compra no site da Editora Juruá. Preço: R$ 29,90