FLORES PARA A BELEZA DA PELE

0
Foto: (Imagem-Shutterstock.com)

Farmacêutico ensina receitas com flores que podem servir como aliadas da beleza

Conforme explica Jamar Tejada, farmacêutico e homeopata, várias espécies de plantas têm propriedades medicinais e cada flor possui uma variedade de substancias ativas com componentes únicos entre si, o que, popularmente, é conhecido como princípio ativo.

O especialista orienta que uma planta possui diversas substâncias em sua composição, mas apenas uma ou algumas têm ação em nosso organismo. “Assim como algumas tem ação mais sistêmica, outras tem ação de efeito mais estético. Alguns desses princípios ativos se encontram nas raízes, no caule ou nas folhas das plantas e outros podem se encontrar nas flores, dependendo a estação do ano alguns fitoquímicos podem ter maior concentração ou não”, afirma.

O profissional ainda ressalta que, como uma flor pode conter vários ativos, várias são suas propriedades medicinais e estéticas, podendo ser amplamente utilizadas em produtos cosméticos, desde uso de hidratantes labiais, loções, máscaras, shampoos e até rachaduras dos pés, ou seja, o uso pode ser muito diversificado. Por isso, cada vez mais a indústria cosmética está atenta a esse apelo visual das flores e, é claro, às substâncias ativas das mesmas.

“Há uma tendência mundial no uso de produtos cosméticos naturais e o uso de flores é a grande aposta”, ressalta Tejard. No entanto, o especialista deixa um importante alerta: “Na hora da comprar veja se esse produto foi certificado pela ANVISA, se está dentro das especificações de validade, além das características básicas de integridade da embalagem (rachaduras, amassados e vazamentos) e ainda: dê preferência a embalagens escuras, pois garantem maior estabilidade dos compostos orgânicos das mesmas”, sugere o farmacêutico que deixa duas receitinhas possíveis de serem feitas em casa para alcançar a pele dos seus sonhos.  Confira!

Receita: Óleo de calêndula

Flor: Calêndula

Indicação: Minimizar Rugas

Após lavar em água corrente, macerar 20 g das flores de calêndula em 250 ml de óleo de oliva extra virgem durante 20 dias, no escuro e em recipiente de vidro escuro (âmbar).

Filtrar com pano e espremer.

Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite, lave bem pela manhã.

 Receita: Tintura de lavanda       

Flor: Lavanda – espécie alfazema

Indicação: Antisséptica e cicatrizante

Após lavar em água corrente 10g de flores da espécie alfazema, as disperse em 2 litros de álcool neutro ou de cereais, deixar em repouso por pelo menos uma semana. Molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here