FITOTERAPIA: CONHEÇA A MORINGA

Da redação         Imagem: Reprodução/Shutterstock

 

É sabido que as plantas podem trazer muitos benefícios para a nossa saúde. Prova disso é o grande número de pessoas que apostam em tratamentos à base de fitoterapia. Mas você talvez não conheça uma, em especial, que é muito popular na África e na Ásia e à qual são atribuídas propriedades “milagrosas”, tamanho é seu valor medicinal.

Estamos falando da Moringa oleífera, cujas árvores são ricas em proteínas e em vitaminas A, B e C, minerais como cálcio, magnésio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além disso, ela possui quatro vezes mais cálcio do que o leite, três vezes mais potássio que a banana, quatro vezes mais vitaminas A do que as cenouras e, pasmem, sete vezes mais vitaminas do que a laranja!

Cada parte da árvore é recomendada para um fim: a planta pode ser utilizada como um antioxidante natural, eliminando os radicais livres melhorando o estresse do dia a dia. Os extratos garantem uma hepatoproteção, ou seja, “blindagem” do fígado.

Outros estudos dizem que ela é eficaz para os tratamentos estomacais, como úlcera e gastrite. O óleo da semente tem efeito hidratante e neutraliza a poluição nociva à pele. Já para os que buscam alternativas para melhorar o índice da diabetes, ela diminui a glicose.

Entre as várias propriedades benéficas à saúde, destacam-se: prevenção e combate ao câncer e auxílio contra doenças neurodegenerativas. Vale ressaltar que todas as partes da planta são comestíveis. E, surpresa: ela tem um sabor agradável (em alguns países, é consumida como uma verdura qualquer).

Mas atenção! O uso não recomendado para mulheres grávidas, já que ela possui um efeito abortivo.

A planta também pode ser usada para filtrar água contaminada, por conter componentes antibactericidas. Para quem quer saber mais sobre a moringa, o curso online “Isto é PANC?” ensina sobre o consumo e algumas curiosidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *