Médica explica tudo sobre o assunto
É um fato, excesso de açúcar na alimentação envelhece. De acordo com especialistas, isso ocorre porque o doce faz com que o colágeno – substância importante que mantém a pele firme – ligue-se incorretamente, resultando em rugas.
“De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado que apenas 5% do total de calorias ingeridas ao dia venha do açúcar. Essa taxa equivale a 25 gramas de açúcar por dia (cerca de seis colheres de chá) – ou um total de 100 das 2.000 recomendadas para um adulto diariamente”, explica a médica nutróloga e dermatologista Dra Heloisa Soares Gersgorin.
Segundo a médica, a recomendação para o consumo reduzido de açúcar envolve ainda não adicionar a substância no café ou no chá e ainda reduzir o consumo de refrigerantes e de outras bebidas industrializadas, pois possuem altos níveis de açúcar em sua composição. “O açúcar faz mal à saúde, acelera o aparecimento da flacidez na pele e o alto consumo pode ainda aumentar da taxa de mortalidade entre diabéticos e ainda causar outros problemas de saúde que podem ainda piorar o quadro de pré dispostos a desenvolver diabetes e pessoas com propensão a obesidade”, comenta a doutora.
Para finalizar, a médica fala ainda que o excesso de carboidratos também piora a saúde. “É importante aliar uma dieta equilibrada com carboidratos menos processados sempre acompanhados de alimentos como frutas ou vegetais que oferecem ao organismo além de energia, vitaminas que diminuem o efeito oxidante do açúcar, reduzindo assim a velocidade do envelhecimento celular”, encerra.