Por: Loretta Campos
Um estudo australiano publicado no periódico Sleep Medicine, em maio de 2018, mostra um novo caminho para melhorar o sono das crianças de 1,5 ano a 4 anos. O método, chamado de bedtime fading, consiste em adiar um pouco o horário de deitar para que a criança chegue na cama já bem sonolenta. No caso dos bebês menores o bedtime fading pode deixar a criança mais irritada.
A ideia é que, ao aumentar o tempo acordado e restringir um pouco a oportunidade de dormir, o sono venha mais fácil e o relógio biológico entre nos eixos.!
O sono é tão importante para o bebê como a alimentação. É durante o sono que a criança cresce e desenvolve devido os hormônios produzidos nesse período. Conheça 8 dicas para melhorar o sono dos pequenos.
1- Estabeleça uma rotina do dia: o bebê tem que perceber a luz do dia, para que ele perceba que é durante o dia que acontecem as coisas. Durante as sonecas não escureça o quarto. Para que o bebê entenda que é só uma soneca.
2- Estabeleça uma rotina da noite: à medida que se aproximar a hora de dormir, reduza as atividades e os estímulos. Diminua os estímulos visuais e a iluminação da casa. Dê um banho relaxante, leia uma história e cante canções de ninar.
3 – Faça uma massagem no bebê: ela tem a capacidade de relaxá-lo.
4 – Dê um banho antes de colocar o bebê para dormir: ele fica mais relaxado.
5 – Amamente o seu bebê: você pode tentar a mamada dos sonhos. Geralmente uma mamada antes de dormir e mais ou menos outra meia noite para o bebê dormir por mais tempo. Alguns bebês respondem muito bem dessa forma, outros não! Temos que ver como cada um será!
6 – Seja consistente no ritual do sono do bebê: mantenha luzes apagadas, evite fazer barulho e na hora de dormir evite o contato visual. O olho no olho é muito estimulante.
7 – Observe o bebê: como é seu temperamento? O que o estimula? Quando conhecemos o que estimula e o que acalma o bebê, isso pode ajudar no sono!!!
8 – Não precisa ficar acordando o bebê para trocar a fralda com xixi! Caso ele acorde, aproveite e aí sim troque a fralda e após o amamente. E se lembre, sem bate papo nesse momento!
*Loretta Campos é pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria.