Especialista dá dicas de hábitos e ingredientes para um cardápio saudável

Considerado o grande nome da gastronomia funcional no Brasil, o chef Renato Caleffi mostra que uma alimentação saudável e saborosa está ao alcance de todos

0
Cardápio saudável
Especialista dá dicas de como manter uma alimentação saudável

É notável que a relação de muitos brasileiros com a alimentação tem mudado muito. A busca por um estilo mais natural e a preocupação com a procedência dos alimentos tem se tornado mais evidente. Consequentemente, abre um espaço cada vez maior para o consumo de produtos orgânicos e para a adoção de práticas mais sustentáveis na hora de cozinhar. Então, confira aqui dicas para um cardápio saudável.

O chef Renato Caleffi, responsável pelo restaurante paulista Le Manjue e professor no Curso de Especialização Cuisine Santé do Centro Europeu, apontou alguns hábitos indispensáveis que tornam o preparo diário das refeições mais saudável e natural. Assim, ele sugere ingredientes que podem adicionar mais sabor e saúde às refeições feitas na cozinha de casa. Alguns de seus preferidos são o mel de abelha nativa e o vinho natural. Já o número 1 é a banana verde, ingrediente indispensável em grande parte das receitas de casa e do restaurante.

“Sem dúvida, o que não pode faltar é a biomassa de banana verde. Além de funcional, ela oferece inúmeros benefícios para o organismo, como controlar a glicemia, reduzir o colesterol e melhorar o funcionamento intestinal e fortalecer a imunidade”, informa.

Outra dica que agrega saúde e sustentabilidade ao cardápio é substituir as fontes de proteína de origem animal por opções menos agressivas ao meio ambiente. “As opções alternativas a carne estão cada vez mais acessíveis, basta pesquisar e encontrar novas fontes de proteína e sabores que encaixe melhor em cada dieta”, comenta o especialista.

Quanto aos hábito, o mais importante para o chef se trata do aproveitamento total dos alimentos, algo essencial para quem preza por um estilo vida saudável. Caleffi deixa uma orientação: “Busque formas e receitas de utilizar também a casca e o caroço, não somente a polpa”, declara.

Alimentos orgânicos

Renato Caleffi afirma que o uso de alimentos orgânicos é, de fato, uma necessidade à saúde. “Alimentos que foram cultivados com recursos mais naturais, sem o uso de fertilizantes artificiais ou pesticidas, são sempre a melhor opção para a qualidade do prato, para a saúde do consumidor e para o meio ambiente”, afirma.

Além disso, usar o mínimo de produtos industrializados também faz toda a diferença. “O ideal é montar e preparar as receitas com o máximo de ingredientes frescos, deixando os industrializados e segundo plano, como por exemplo substituir o molho de tomate pronto embalado, por um caseiro feito na hora com tomates frescos”, explica Renato Caleffi.

Especialista dá dicas de como manter uma alimentação saudável
Renato Caleffi