DESCUBRA PORQUE O LEITE MATERNO PODE AJUDAR NA CURA DA BRONQUIOLITE

Foto: (ShutterStock.com)

Por: Wandy Ribeiro

Pediatra explica de que forma evitar a doença com a chegada do frio

 

Com a chegada do outono, em que os termômetros começam a baixar, alguns problemas de ordem respiratória começam afetar, principalmente, as crianças. Os pequenos são os primeiros que sentem os impactos da mudança no clima e reagem de imediato às baixas temperaturas, desenvolvendo doenças alérgicas e respiratórias de forma mais frequente. Uma delas, é a bronquiolite.

Caracterizada por uma inflamação dos bronquíolos, a doença é causada por um vírus e afeta muitos bebês com idade inferior a 2 anos. Entre os principais sintomas, estão: tosse, febre e coriza. Além disso, é comum que a criança desenvolva sinais de fadiga e cansaço.

No entanto, segundo a pediatra, Dra. Renata Scatena, diretora da Casa Crescer, clínica que reúne várias especialidades para o atendimento infantil, algumas medidas preventivas, como: manter a criança em cômodos totalmente arejados, lavar sempre as mãos ao cuidar do bebê, utilizar o álcool em gel e alimentá-lo com o leite materno, podem ajudar a prevenir o problema. “O leite materno é um dos processos indicados tanto na prevenção quanto no tratamento por conta dos nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para os bebês, via leite materno. Ele é uma opção preventiva e de auxílio no tratamento da bronquiolite”, afirma.

A especialista ainda ressalta que ambientes fechados contribuem muito para propagar a doença. E completa explicando que em caso de bebês que já desenvolveram o problema, os tratamentos indicados são: Hidratação, nebulização e fisioterapia respiratória, mas é necessário procurar um profissional para tratar a criança de forma adequada.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *