Cuidado com a saúde: ausência de menstruação pode ser amenorreia

Ginecologista e obstetra Dra. Erica Mantelli, explica os sintomas e as causas da doença

0
Amenorreia
Ausência de menstruação pode ser amenorreia: fique atenta!

A menstruação normalmente não acontece em três ocasiões: durante uma gestação, após a menopausa ou antes da puberdade. No entanto, se a mulher não está passando por estes casos, a ausência de sangramento pode significar uma amenorreia.  O que é amenorreia?

A doença se caracteriza pela ausência de menstruação em um período de três meses ou em garotas que ainda não iniciaram o ciclo menstrual até os 15 anos. Nos casos primários, a falta de menstruação pode ser por questões congênitas no sistema reprodutor da mulher ou problemas hormonais.

Porém, existem ainda os casos secundários. Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, nestes casos, entre as causas para o distúrbio estão o estresse, o excesso de exercícios físicos, as dietas muito restritivas e até o uso de pílulas anticoncepcionais. Entre os sintomas mais comuns estão: quedas de cabelo, alterações na visão, dores de cabeça, acnes, dores pélvicas, excesso de pelos faciais e secreções lácteas pelo mamilo.

“O ciclo menstrual é muito influenciado pelos fatores externos ou emocionais que são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias. Por isso, é bom ficar atenta”, informa a médica.

Os tratamentos baseiam-se em cada tipo ou estágio da doença, todavia, em quase todos os casos, o ciclo menstrual volta. “Há casos em que a amenorreia não pode ser corrigida. No entanto, existem medicamentos que podem criar uma situação parecida com a menstruação. É imprescindível o acompanhamento médico para qualquer situação de alerta.”, conclui.