Por Camilla Lóes

Fotos: Istockphoto.com

As crianças integram a parcela da população mais sujeita a contrair doenças decorrentes das mudanças climáticas. E o verão é a época mais propícia para a propagação de determinadas enfermidades, como conjuntivite, otite (inflamação no ouvido), insolação, gastroenterocolite e doenças de pele. 

“No verão, período de férias escolares, as crianças fazem mais refeições fora de casa e entram em contato com alimentos que podem estar contaminados. Além disso, acontece o aumento da circulação dos vírus, que causam algumas dessas doenças, como a gastroenterocolite”, explica a pediatra Isabela Moreira Forni, da rede de centros médicos Dr. Consulta.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS DOENÇAS E SEUS SINTOMAS

IMPETIGO

O que é?

O impetigo é uma infecção na pele causada por bactérias. Costuma aparecer em crianças com idade entre 2 e 5 anos, mas podem aparecer em outras idades também. O contágio se dá pelo contato direto, principalmente por meio de lesões cutâneas, como picadas de inseto, arranhões ou cortes preexistentes nesta região.

Quais são os sintomas?

O impetigo começa com pequenas irritações vermelhas na pele, parecidas com picada de mosquito, que evoluem rapidamente para pequenas lesões com pus. Essas lesões estouram e formam feridas crostosas. A maioria delas não é dolorosa, mas podem causar coceira. As lesões costumam acontecer no rosto e nos membros. Não é comum as crianças apresentarem sintomas como febre ou mal-estar. Caso apareçam esses sintomas, é recomendado procurar atendimento médico.

GASTROENTEROCOLITE

O que é?

Esse nome estranho nada mais é do que um quadro de diarreia e vômitos, podendo ou não ser acompanhado de febre.

Quais são os sintomas?

O mais importante é ficar de olho para as crianças não desidratarem, oferecendo bastante líquido e mantendo uma dieta saudável.

INSOLAÇÃO

O que é?

A insolação é a consequência do excesso da exposição ao sol, associada à baixa ingestão de líquidos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas normalmente são de mal-estar, dor de cabeça, náusea e tontura. É importante usar filtro solar e manter as crianças brincando na sombra, sempre oferecendo líquidos e atentando ao horário de exposição ao sol.

SAIBA COMO PREVENIR AS DOENÇAS QUE SURGEM NO VERÃO         

O verão exige alguns cuidados específicos, como por exemplo:

  • Usar sempre protetor solar (em crianças acima de seis meses), não expondo a criança ao sol durante longos períodos;
  • Evitar exposição ao sol das 10h às 16 h;
  • Oferecer bastante líquido e atentar-se à qualidade da água para beber e ao preparo dos alimentos oferecidos; comprar e consumir refeições apenas em lugares confiáveis, que façam a adequada higiene dos alimentos;
  • Não deixar as crianças com roupas úmidas por um longo período e realizar higiene corporal adequada;
  • Evitar locais fechados, aglomerados e muito abafados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here