COMO A ODONTOLOGIA AJUDA A MEDICINA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS?

Como todo cuidado é pouco quando falamos de bebês, existe uma questão que não é muito conhecida entre as mamães. A possibilidade de elas terem partos prematuros e nenéns de baixo peso por causa de infecções em sua cavidade bucal que, muitas das vezes, podem passar despercebidas se elas não fizerem um pré-natal odontológico adequado.

“As consultas regulares ao obstetra não são suficientes para garantir a saúde do bebê. Deve-se adicionar a visita regular ao dentista na lista de visitas médicas mensais. Diversos estudos científicos, médicos e odontológicos, sustentam o papel das infecções maternas como fator predisponente para os partos prematuros. Claro que as infecções ginecológicas tem um papel muito importante nos partos prematuros, porém uma infecção distante, como uma infeção na boca, também tem sua relevância em afetar o desenvolvimento do bebê, pois as bactérias ali presentes circularão pela corrente sanguínea da mãe e chegarão ao útero”, afirma Dr Pedro Lima, dentista e sócio do Instituto Pedro Lima de Odontologia Avançada.

Segundo Lima, os dentistas do Grupo Qualidade em Saúde – do qual seu Instituto faz parte – têm em seus consultórios o chamado check-up preventivo digital. Um exame inovador que utiliza uma micro-câmera capaz de aumentar a imagem dentro da bocal em até 60 vezes. O check-up preventivo digital é utilizado para auxiliar no Pré-natal odontológico e também na prevenção de outras doenças relacionadas à saúde bucal, já que é possível identificar o problema no início, onde nem os olhos conseguem enxergar.

 

Saúde bucal, câncer e doenças no coração

A higiene bucal inadequada possibilita maior acúmulo de bactérias sobre os dentes e tecidos vizinhos. Isso certamente predispõe a infiltração de mais bactérias e seus produtodr-pedro-lima-foto-alle-vidals no interior dos tecidos humanos e na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, a bactéria pode se alojar onde for mais conveniente para ela: artérias do coração, músculos cardíacos, tecido cerebral, entre outros.

Inúmeros estudos da área médica e odontológica apontam a associação de doenças bucais com doenças arteriais coronarianas e acidente vascular cerebral isquêmico (AVC). A odontologia tem importância muito além de salvar dentes e transformar sorrisos, pois comprova-se que tem importância fundamental na saúde geral do ser humano. Seja ele idoso, adolescente, criança, gestante, atleta, empresário e etc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *