Gabi Lodewijks e Suzana Werner

Susana Werner através das redes sociais demonstrou que não está feliz com o que vê na balança. A atriz e esposa de Julio César, que agora reside em Portugal, subiu na balança e se mostrou preocupada ao ver que está pesando 65 kg, mas explicou melhor a situação nos Stories nesta segunda-feira (12): “Não fiquem achando que estou neurótica, maluca, porque eu nunca fui. Mas estou engordando e vou ter que segurar um pouco a boca. Faz parte”. Mas será que o caso de Suzana é algo isolado?

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% da população brasileira estão com excesso de peso e 45,8% praticam atividade física insuficiente. De acordo com um estudo global feito pelo Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME, sigla em inglês) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, 2,2 bilhões de pessoas (30% da população mundial) têm sobrepeso ou obesidade no mundo.

A coach nutricional Gabi Lodewijks elogiou a atitude de Susana Werner na internet e revelou que na verdade muitas mulheres vivem a mesma dificuldade: “Conheci a Suzana [Werner] em abril quando estive em Portugal para receber um prêmio. Ela é uma pessoa linda, alto astral. Batemos um longo papo e vi nela um ser humano igual qualquer outro. Nas redes sociais ela não é diferente e por isso minha admiração por ela. Mas o que me impressionou em relação às suas declarações nos Stories do Instagram sobre seu peso atual foram as centenas de comentários de mulheres de diferentes lugares com a mesma dificuldade. É preciso fazer alguma coisa para que essas lindas mulheres entendam que não é fechar a boca para emagrecer, pois, fechar a boca se privando do que se gosta pode desencadear transtornos alimentares sérios a longo prazo. Nada vai mudar se sua mente não mudar”, comenta.


Novos Hábitos

Gabi Lodewijks aponta que é preciso adquirir novos hábitos para vencer definitivamente a briga com a balança: “Se você não adquirir novos hábitos, não aprender a se relacionar com a comida, você não terá um emagrecimento saudável e a longo prazo. Vejo diariamente mulheres se xingando, se criticando e se punindo por estarem acima do peso, mulheres que se comparam com outras das redes sociais sem perceber que o Instagram não necessariamente é a vida real, e se impõem um padrão de beleza que está fora da realidade. Eu tento nas minhas redes sociais mostrar a essas mulheres que elas são lindas como são, que precisam se aceitar e viver uma vida leve, se amando e se respeitando. Foi por isso que criei o Projeto Vida Saudável aqui na Holanda onde o foco está na mudança comportamental para enfim poder viver uma vida plena, leve sem tantas cobranças. Quer emagrecer? Então mude seus hábitos.

Sinceridade

A Coach nutricional também aponta que a sinceridade é importante para mostrar que até mesmo celebridades passam por situações que pessoas comuns vivem: “Gostei do posicionamento sincero da Suzana pois em momento algum ela tenta impor padrão de beleza. Pra ela do que jeito que ela está agora não está satisfeita e não vejo nada de errado nisso. Ela por ser uma pessoa pública tem um ótimo posicionamento nas redes sociais e sempre é muito sincera e transparente. Se todas as famosas que são influencers fossem assim, ajudaria a diminuir a quantidade de mulheres depressivas, descontentes com seus corpos. Você influencia de alguma forma a vida de alguém, pessoas que te seguem e se inspiram em você. Quem está na mídia é sim responsável pelo que passa aos seus seguidores e muitas que passam a imagem de mulheres perfeitas, corpos perfeitos, relações perfeitas. Não existe nada perfeito e acho que seria muito chato se existisse”.

Gabi Lodewijks