CHOCOLATE NA PÁSCOA PODE?

Saiba quais devem ser evitados e como consumir sem prejudicar a sua pele

Por: Letícia Ferreira   Foto: Shutterstock.com

Tem como resistir à tentação do chocolate durante a Páscoa? Diante disso trouxemos a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Academy of Dermatology, para nos auxiliar sobre como consumir essa delicia com moderação!

Consumo moderado
A temida acne te impede de comer chocolate? Mas não precisa! Siga duas regras: atentar-se à questão do açúcar e ingerir chocolate com moderação. “Nenhum alimento é proibido, mas deve ser consumido com bom senso e orientação. Neste caso, quando a acne está em atividade inflamatória e infecciosa, recomendamos o consumo de 40 gramas por semana”, afirma.

O cacau causa acne?
O cacau em si não ajuda no surgimento da acne, ao contrário, é um aliado da saúde e da pele. “Ele é um poderoso antioxidante e ajuda a promover luminosidade e hidratação. O cacau contém flavonoides com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles auxiliam na proteção aos danos dos raios UV e prevenindo as rugas”, afirma a dermatologista.

Existem chocolates que fazem bem à saúde?
Sim, existe! A Dra. Claudia destaca que as melhores opções para consumo são: chocolates com mais de 50% de cacau. Isso porque o cacau sem adição de açúcar é um alimento rico em vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio.
O chocolate amargo, é um exemplo, ele tem grande quantidade de cacau e menos de carboidratos e açúcar. Ele também ajuda a combater doenças cardiovasculares.

Chocolates não recomendáveis
Chocolates ao leite e branco, estão nesta lista! “É bom não consumir chocolates recheados, com passas amendoim e castanhas, por exemplo, pois trazem mais gorduras saturadas (e muitas vezes mais açúcar) para a pele. Além disso, sabemos que alimentos com alto índice glicêmico são mais inflamatórios”, afirma a médica.

Chocolate branco – é constituído por manteiga de cacau, leite e açúcar, ou seja, não contém massa de cacau. É importante não exagerar no consumo do produto, pois ele é rico em gordura saturada e isso pode trazer complicações à saúde.

Chocolate ao leite – Esse tipo de chocolate possui grande quantidade de açúcar e de gordura. O açúcar presente no chocolate ao leite é inflamatório e pode provocar o aparecimento das temidas espinhas. O produto contém licor e manteiga de cacau, além de leite (pode estar em pó, ou mesmo, condensado).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *