CALVÍCIE FEMININA – ENTENDA OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESTE PROBLEMA

Foto: (Divulgação)

Entenda a Tricologia – ciência que estuda os cabelos!

Segundo relatório da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), 50% das mulheres têm alguma queixa relacionada à queda dos fios, sendo que 5% atinge a chamada calvície feminina. Agora, se isso já é um grande problema para os homens, imagine para as mulheres, não é mesmo? Pensando nisso, é importante que você conheça a Tricologia, ramo da ciência que estuda os cabelos e os problemas relacionados a eles.

De acordo com Monalisy Rodrigues, médica dermatologista especialista em Tricologia,  os fatores que influenciam a queda de cabelo nas mulheres, vão desde problemas relacionados a correria do cotidiano, como se alimentar mal ou o estresse, por exemplo, até o uso abusivo de procedimentos estéticos, como: escovas progressivas, alisamentos e coloração dos fios.

“Cuidar do cabelo faz parte da rotina da grande maioria das mulheres. Afinal, os fios funcionam como uma moldura para o rosto. É por isso que costuma surgir um desespero quando eles começam a cair em grande quantidade, gerando a chamada alopécia, ou, mais popularmente conhecida como calvície feminina”, explica.

Conforme observa a médica, os casos de alopecia androgenética feminina vêm aumentando à medida que as condições da vida moderna expõem às mulheres a maior carga de estresse, tensão e ansiedade.  São considerados outros fatores de risco, o excesso de produtos químicos utilizados nas tinturas, alisamentos e permanentes, rabos de cavalo ou tranças muito apertados e a carência de nutrientes e vitaminas provocada por dietas restritivas para emagrecer.

Para finalizar, a doutora enfatiza que o primeiro passo é procurar um especialista, que fará a tricoscopia – exame que avalia com ajuda de aparelhos, o couro cabeludo e o aspecto dos fios – para um diagnóstico correto e a definição de um tratamento direcionado a cada caso.  Pois, segundo ela, quanto antes cuidar, melhores são as chances de bons resultados.

“Os tratamentos variam de acordo com cada situação e serão administrados muitas vezes com ajuda de soluções capilares e shampoo para ser usado em casa, aumentando assim a eficiência dos resultados. Após a tricoscopia digital para a análise do couro cabeludo poderão ser realizados tratamentos com LED (Fototerapia), Intradermoterapia Capilar (tratamentos injetáveis) ou microagulhamento para potencializar os resultados, dependendo de cada caso”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *