Veja quais são os procedimentos que estão danificando ainda mais o seu cabelo
Por: Letícia Ferreira Foto: Shutterstock.com
Nós temos uma rotina bem corrida e isso pede que algumas coisas sejam feitas para facilitar a nossa vida. No caso da beleza, e principalmente dos cabelos, não é diferente. Para deixá-los bonitos e alinhados, acabamos recorrendo a chapinhas, babyliss, cremes, procedimentos químicos e tudo que vier com a promessa de “beleza e rapidez”.
O que precisamos prestar atenção é que isso pode causar danos aos fios e até ao couro cabeludo. “Muitas mulheres procuram soluções rápidas e se preocupam mais com a aparência do cabelo do que com a saúde dos fios. Isso acaba virando um grande problema já que assim, só percebem que os fios precisam de cuidados quando a sua estrutura já está bastante comprometida”, afirma a hair stylist e visagista Rosângela Rocha, proprietária do salão Maison Rocha.
É como se tudo o que a gente fizesse, só servisse para camuflar ou adiar as verdadeiras necessidades dos cabelos e couro cabeludo, deixando-os, a cada dia, mais danificados.
Para nos alertar, a especialista indicou quatro sinais de que o nosso cabelo está pedindo socorro, e nós não percebemos. Confira:
EFEITO “PALHA”:
É quando os cabelos estão opacos, sem brilho e quebradiços. Realizar muitos processos químicos como relaxamento e descoloração ajuda a ampliar o efeito “palha” nos fios. Para evitar o problema, é necessário um espaçamento de, no mínimo, 3 meses entre a realização dos procedimentos químicos;
FRIZZ:
São os famosos fios rebeldes, que insistem em arrepiar e tornarem difícil o dia a dia da maioria das mulheres. A principal causa é o ressecamento dos fios. Então, caprichar na hidratação é fundamental para combater os arrepiadinhos. Usar máscaras à base de água e queratina pode ser uma ótima opção para recompor a estrutura dos fios e devolver a umidade a eles;
PONTAS DUPLAS:
Alisamento, tintura e exposição ao sol, são algumas das causas que podem provocar a fragmentação dos fios, que geram as pontas duplas. A solução para esse problema é fazer uso do reparador de pontas à base de óleos, como o de Argan que possui função nutritiva ou o mineral que devolver o brilho dos fios. Adotar o protetor térmico para uso diário protege o cabelo contra o calor de secadores, babyliss, escovas rotativas e chapinhas, além de deixa-lo com aspecto hidratado;
QUEDA:
Preocupante, a queda sinaliza problemas, na maioria das vezes, no couro cabeludo. Entretanto, também pode ser relacionada a questões médicas (hormonais ou vitamínicas). O ideal, quando se nota o problema, é procurar especialistas (médico e cabeleireiro) para diagnosticar a causa para fazer o tratamento correto.