BRINCAR E EDUCAR SÃO GRANDES ALIADOS!

A brincadeira não é o brinquedo, mas o conjunto de estratégias e habilidades

Por:Letícia Ferreira      Foto:Divulgação

Todo mundo já teve a sua brincadeira favorita, e mesmo com a evolução dos brinquedos e com algumas mudanças feitas durante os anos, amadurecemos muito, aprendemos a conviver em grupo e até mesmo o autoconhecimento, com esse tempo livre. É brincando que a criança se desenvolvem, exploram características de personalidade, fantasias, medos, desejos, criatividade e elabora o mundo exterior a partir de seu campo de visão.

Quando observamos uma criança brincando, percebemos como ela resolve variados problemas com a sua imaginação. “É brincando que a criança se torna capaz de atribuir significados diferentes aos objetos, desenvolver sua capacidade de abstração e começa a agir diferente do que vê, mudando sua percepção sobre os mesmos”, explica a psicopedagoga, especialista em educação especial e em gestão escolar, Ana Regina Caminha Braga.

A brincadeira não é o brinquedo, o objeto, a técnica, mas o conjunto de estratégias e habilidades que possibilitam a criança ter experiências que revelam o mundo e a preparam para o futuro. “Enquanto brincam as crianças exercem determinadas funções sociais, pois, no interior de uma brincadeira ela acaba distinguindo vários tipos de reação grupal estimando as consequências agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam”, explica a psicopedagoga.

Você sabia que ao desmontar um brinquedo, a criança está explorando de maneira criativa o objeto apresentado? Por isso, é importante que os pais estejam atentos ao tipo de brinquedos e brincadeiras liberadas aos pequenos, já que as crianças necessitam de brinquedos que favoreçam seu desenvolvimento e suas habilidades motoras, além da coordenação grossa e fina, estruturação espaço temporal e lateralidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *