Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

O ingrediente mais caro da gastronomia mundial é uma das especiarias mais preciosas da natureza. Além de ser o suplemento nutricional mais completo que existe e ser responsável por saborosas refeições, este “pozinho” que vem de uma flor roxa pode ser um grande aliado da sua beleza.

O açafrão é uma especiaria de cor dourada, conhecido por seu sabor amargo e aroma distinto. É conhecido por ser usado em várias receitas para fornecer a cor amarelada e dar um sabor semi-doce para os pratos. Ele tem sido utilizado há mais de 4 mil anos no Oriente Médio e na Ásia, tanto na medicina Ayurvedica como na Medicina Tradicional Chinesa, como um potente fitoterápico.

De acordo com especialistas, os benefícios restauradores do açafrão melhoram a pele, os cabelos e, claro, a saúde. A especiaria promove a cicatrização de feridas, ajuda na produção de tecidos cutâneos e até protege a pele de doenças!Saffron in wooden bowl

Saiba alguns dos usos do açafrão para a beleza:

Pele

Na Índia as mulheres usam uma espécie de pasta de grão de bico com o tempero junto com leite ou iogurte e água. As indianas aplicam a mistura no rosto e com isso conseguem clarear pontos da pele. O tempero também é antisséptico, antibacteriano e anti-inflamatório, ótimo para quem tem acne. Vale a pena aplicar!

Outra dica é combinar o açafrão com açúcar cristal e laranja. O resultado é uma máscara leve, mas se quiser um esfoliante, acrescente o mel. A mistura vai tirar a rosácea da pele e eliminar as impurezas.

Linhas finas

Sabe aquelas ruguinhas ao redor dos olhos? O açafrão também ajuda a amenizá-las! Para isso, basta misturá-lo com um pouquinho de leite e aplicar no local. As mudanças acontecem porque o tempero melhora a irrigação da área, fazendo assim aliviar as olheiras também. Além da mistura com leite você pode usar uma compressa de açafrão e manteiga ou azeite de oliva para os mesmos resultados.

Queda de cabelo e caspa

O truque é misturar o açafrão com qualquer óleo, por exemplo, de coco ou oliva, massagear o couro cabeludo e deixar agir por 20 minutos e enxaguar bem. O procedimento ajuda a remover a descamação e, com isso, a caspa.

E aí, você acha que vale o investimento?

Veja também