benefícios

Saiba como a aromaterapia é uma grande aliada à saúde

Por: Letícia Ferreira      Foto: Divulgação

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar sobre a aromaterapia. Essa técnica milenar utiliza-se de óleos essenciais que são extraídos de plantas aromáticas, que podem ser encontradas de sementes, raízes, caules, folhas, flores e frutos.

Os óleos essenciais podem ser aplicados de diversas formas, tais como:  inalados, ao corpo por meio de massagens, compressas ou escalda-pés. No entanto, é fundamental que sejam utilizados com cautela e, de preferência, por profissionais especializados.

Para explicar as principais vantagens da aromaterapia, a Terra Flor trouxe uma aromaterapeuta. Acompanhe!

  1. Alivia sintomas de doenças: através das propriedades dos óleos essenciais, é possível ajudar em sintomas como ansiedade, estresse, insônia, resfriado, depressão, entre outros. Por exemplo, o óleo essencial extraído das folhas de eucalipto globulus tem ação expectorante. Alivia sintomas como asma, bronquite, sinusite e até mesmo resfriados.
  2. Promove o bem-estar: A rotina nos deixa estressados e acelerados, agora imagina que relaxante é sentir o cheiro das flores, folhas e raízes! Cada cheiro proporciona um tipo de sensação, que pode ser energizante, afrodisíaca, relaxante, entre outras. Enfim, existe um aroma para cada necessidade. Conheça alguns:
  • Lavanda: auxilia no combate a insônia, melhora o humor e combate o estresse;
  • Alecrim: melhora a memória e é um antidepressivo natural;
  • May Chang: estimulante mental que revigora a memória e desperta a imaginação;
  • Hortelã pimenta: reduz as dores no corpo e principalmente enxaquecas, funcionando como um clareador de pensamentos.
  1. Fortalece as defesas do corpo: Ajuda o sistema imunológico a reforçar a resposta imunológica do corpo com propriedades antimicrobianas, fortalecendo as defesas d corpo. Podemos destacar os seguintes óleos essenciais:
  • Eucalipto staigeriana: auxilia o alívio de infecções do trato respiratório;
  • Anis estrelado: ajuda nas respostas ao sistema imunológico, estimulando ou inibindo os microorganismos responsáveis, agindo contra uma grande variedade de bactérias e vírus;
  • Hortelã-pimenta: alivia nos sintomas de gripes e resfriados, revigorando e combatendo os primeiros sintomas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here