Por Juliana Mel
Fotos: Shutterstock.com
A renovação celular ocorre naturalmente em ciclos de 28 dias, mas este “poder” tende a se tornar mais “moroso” com o passar do tempo. À medida que envelhecemos, essa renovação começa a se dar de forma mais espaçada (de 45 a 60 dias, dependendo do tipo de pele). “É necessário fazer com que a célula se restaure, para que não haja acúmulo de células mortas”, explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Com o auxílio de produtos com ativos específicos para esse fim, a renovação celular pode ajudar a combater manchas, flacidez, rugas e luminosidade da pele, à medida em que células mais oxigenadas chegam à superfície.
Métodos como os lasers e os peelings promovem essa recuperação, mas, com o avanço das pesquisas no ramo farmacêutico, também surgiram cremes com propriedades que atendem a esse processo. Mika Yamaguchi nos fala sobre a atuação dos principais ativos encontrados nesses produtos:
Lanablue: é um extrato de algas cianofícias endêmicas, cultivadas na região norte dos EUA (Oregon), em condições climáticas severas.
Seda de Arroz (Rice Exfoliator): agente esfoliante mecânico suave da epiderme, favorecendo a remoção das células mortas, promovendo maciez, suavidade e renovação da epiderme.
Progenitrix: ativo inovador que atua diretamente nas células progenitoras.
Quer conhecer mais alguns métodos?
Acesse a Revista Bem mulher 09.