Por Camilla Lóes
Fotos: Divulgação
Já imaginou um espaço cenográfico tematizado especialmente para as crianças se divertirem? Pois bem, essa é a Cidade do Livro, localizada, há 20 anos, na zona norte de São Paulo. Esse projeto é referência entre as instituições de ensino, pois possui uma proposta educativa e de entretenimento para incentivar as crianças ao hábito da leitura. São diversos ambientes distribuídos em uma área de dois mil metros quadrados, não é de mais?
Os visitantes podem encontrar entretenimento sobre diversos temas como saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania. Além de apresentar atrações como a “dinossaura falante”, há interações com bonecos, cenas teatrais, jogos, árvore falante e atividades educativas. E o melhor, tudo isso voltado para o lúdico trazendo para as crianças uma nova concepção sobre a leitura.
Idealizador do projeto, Cláudio Amagio, criou no ano de 2003 a “Cidade do Livro Itinerante”, com a proposta de levar essa cultura para as escolas, shoppings e comunidades carentes. Algumas atrações também são destaque: teatro de bonecos, cantinho da leitura, contação de histórias, oficina de desenho e pintura e uma amarelinha da boa alimentação. “O grande desafio na formação de novos leitores é criar vivências prazerosas relacionadas à leitura, sem vinculá-las a algum tipo de cobrança”, afirma.
Que tal fazer uma visitinha no próximo final de semana?
Lembrando que é necessário realizar a reserva antecipadamente.
Serviço:
Al. Afonso Schmidt, 877 / 879 – Sta. Terezinha – São Paulo;
Telefone: (11) 5627-6500.