VINHOS PARA AQUECER O INVERNO

Foto: (Shutterstock.com)

Aprecie com moderação!

Seja num restaurante chique ou no aconchego da sua casa, um fato é inegável: os vinhos e o inverno combinam. Com a chegada dos dias frios, muitas pessoas aproveitam para degustar essa bebida que possui muitas variações, além de carregar uma certa dose de romantismo em sua essência.

No entanto, com tantos tipos e marcas existentes no mercado, é comum a dúvida sobre qual o vinho que melhor agrada ao seu paladar. Para ajudar a escolher as melhores opções para a estação, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, indica algumas opções que prometem agradar aos mais diversos paladares da temporada.

Segundo o profissional, entre uma das principais sugestões está o Lambrusco Reggiano Concerto, de aromas, groselha vermelha, rosas e especiarias. De acordo com o especialista, este vinho é macio, fresco e tem uma bela concentração frutada. E como sugestão para acompanhar essa bebida, a dica é apostar numa deliciosa lasanha à bolonhesa, pizzas, bruschettas, e aperitivos com mortadela e salames.

O sommelier também ressalta que os tintos são mais indicados para a estação, devido à sua harmonização com pratos mais consumidos no inverno e seu alto teor calórico, já que a estação pede vinhos mais incorporados, com uma leve sensação de calor na boca. Com coloração rubi e notas de morangos maduros e pimenta preta, o tinto Cume Tinto (Alves de Sousa) 2014, é um vinho bastante versátil no dia a dia. “Pode acompanhar refeições com massas frescas e molhos cremosos de queijos, arroz de forno, frango cremoso gratinado, além de embutidos portugueses, como chouriços, alheiras e salames”, aponta Sidney.

E, para finalizar, ele sugere que para deixar o inverno mais doce e agradável, o vinho branco pode ser uma ótima opção. “O Alain Brumont Torus Pacherenc du Vic Bilh 2013, possui aromas exóticos de frutas como abacaxi, lichia e physalis. Apresenta grande harmonia entre acidez e doçura, contrastando com sabor de frutas. Para saborear, a dica é harmonizar com bolos de amêndoas, tortas de frutas frescas e morangos picados com suspiro e chantilly”, encerra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *