A hairstylist Andrea Pecora revela como é possível manter os fios saudáveis

A hairstylist Andrea Pécora revela como é possível manter os fios saudáveis mesmo com queda das temperaturas e baixa umidade no ar

Fotos Shutterstock.com (por Africa Studio) e Divulgação

Não é novidade que são muitos fatores que podem afetar a saúde dos nossos cabelos. Além dos nossos hábitos do dia a dia e cuidados na rotina de haircare, o clima também é um grande fator que poderá afetar os fios. No decorrer do inverno, a queda da temperatura, baixa umidade do ar e os ventos fortes podem causar danos ao couro cabeludo e aos cabelos. O uso excessivo de secadores e chapinhas também podem prejudicar os fios.

Durante esse período, é bacana tentar fazer pequenas mudanças na sua rotina e adicionar alguns passos nos cuidados diários, que podem ajudar na manutenção do couro cabeludo. A convite de Nioxin, Andrea Pécora, hairstylist e Embaixadora Wella Professionals, reuniu algumas dicas para proteger os fios e manter os cabelos saudáveis por todo o inverno.

Lavar os cabelos

Seu primeiro conselho é sobre a temperatura da água: “por um lado, a água muito fria gera um stress no cabelo e do outro, a água muito quente resseca os fios e ao mesmo tempo estimula a glândula sebácea, deixando o couro cabeludo oleoso e com as pontas ressecadas” explica Andrea. Dessa forma a temperatura ideal para lavar os cabelos é a água fria para morna.

A frequência de lavagens também é um ponto importante a ser levado em conta. “No inverno nós transpiramos menos, deixando os cabelos menos sujos pelo suor e por conta das baixas temperaturas, as pessoas evitam tantas lavagens. Isso pode deixar o cabelo muito oleoso e obstruir o couro cabeludo, que acaba pesando a fibra do cabelo”, conta a hairstylist.

Então para definir essa frequência, é necessário observar a oleosidade do couro cabeludo, que pode mudar por conta da temperatura durante o ano, os hormônios e os hábitos. É muito importante manter o couro cabeludo sempre limpo; quando ele começa a ficar oleoso, ele pode ficar obstruído, o que leva ao aumento na queda de cabelo e, em alguns casos, surgir fungos e bactérias no couro.

O uso do shampoo a seco é muito indicado no inverno. “Ele traz um volume na raiz que dá um aspecto de um cabelo mais trabalhado e uma ondulação mais estilosa. Eu indico Nioxin Instant Fullness Shampoo a Seco, pois ele trata o couro cabeludo não o obstruindo”.

Umidade nos fios

Outro ponto é o uso excessivo de secador e chapinha, por conta das baixas temperaturas. Para não danificar ainda mais o cabelo, Andrea indica que o secador seja usado com uma distância correta e, de preferência, não na temperatura mais alta. É interessante também a velocidade e temperatura corretas da chapinha. Ela ainda completa: “O ideal é não secar 100%, deixando um pouco de umidade nos fios, pois o cabelo estando bem tratado e 80% seco, não desidrata a fibra e ao mesmo tempo fica um cabelo sem frizz por conta dessa hidratação”.

O cronograma capilar é a manutenção para um cabelo saudável, que irá ajudar a reparar esses danos, devolvendo aos fios proteção e nutrição. Andrea indica fazer a reconstrução utilizando a máscara de tratamento Nioxin Deep Protect Density Mask com uma maior frequência, pois ela tem um tratamento de cauterização:

1. Lavar o cabelo com Shampoo Nioxin;
2. Aplicar o Condicionador Nioxin só no couro cabeludo;
3. Enxaguar sem deixar o condicionador no comprimento;
4. Aplicar pequena quantidade de máscara Nioxin espalhando pelo fio;
5. Aplicar um protetor térmico;
6. Secar todo o cabelo com a temperatura correta;
7. Finalizar chapando cada mecha, trazendo a reconstrução e deixando o fio protegido.