Sororidade: conheça o modelo de negócio em que mães ajudam outras mães

0
sororidade
Espaço Amor de Mãe

Fundamentada no conceito de sororidade, loja colaborativa oferece a opção de revezamento para mães cuidarem do próprio empreendimento e dos filhos.

Para quem não conhece, sororidade é a união e/ou aliança entre mulheres, baseado na empatia, no companheirismo e na solidariedade. O conceito da sororidade se trata, essencialmente, da versão feminina para fraternidade, que representa um elo de irmandade. Em latim, “frater” quer dizer “irmão”. Quando falamos em sororidade, o prefixo vem de “sóror”, também em latim, que significa “irmãs”. Portanto, sororidade é a união entre irmãs, um importante conceito numa época em que as mulheres buscam visibilidade, reconhecimento e equidade de gêneros, num movimento que começa na gramática das línguas latinas e se estende a dimensões sociais e políticas.

O mercado de trabalho ainda possui diversas dificuldades para o público feminino. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, as mulheres, em média, ganham quase 20% a menos do que os homens ao exercer a mesma função. Após a maternidade, os problemas se tornam ainda maiores. Muitas perdem sua única fonte de renda. Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), metade das mulheres perdem o emprego após a licença-maternidade.

Todas essas situações fazem com que cada vez mais mães optem por construir o próprio negócio. Outro levantamento feito pela Rede Mulher Empreendedora (RME), revelou que 75% das mulheres empreendedoras decidem entrar no mercado após a maternidade. Essa é uma excelente opção, mas, ao mesmo tempo, para quem precisa cuidar dos filhos, obter o próprio negócio também pode revelar diversas dificuldades.

Sororidade na prática

Um belo exemplo de sororidade vem com o Espaço Colaborativo Amor de Mãe. Foi através dessas situações complexas que envolvem maternidade e mercado de trabalho que um grupo de mães em Belo Horizonte encontrou a solução perfeita para seguir em frente com a carreira. O Espaço Colaborativo Amor de Mãe se apresenta intitula a “primeira loja colaborativa materna do Brasil” e nasceu com dois objetivos: valorizar o empreendedorismo materno e dar a oportunidade de mães ajudarem outras mães.

A empresária, moderadora do maior grupo materno de Minas Gerais, o Amor de Mãe BH, e uma das idealizadoras da loja colaborativa, Márcia Machado, conta que após várias reuniões do grupo, percebeu-se que muitas mães tinham o mesmo problema: não conseguir cuidar dos filhos e do próprio negócio ao mesmo tempo. “Esse foi um dos motivos que nos fizeram embarcar nesse projeto da loja colaborativa. Lá, dezenas de mães vendem seus produtos e trabalham através de revezamento”.

Márcia explica que a loja possui 40 stands e a cada dia 6 mães se revezam para o atendimento aos clientes. “Além disso, temos um espaço confortável que permite a essas mães levarem seus filhos para a loja. Então, enquanto uma atende, as outras podem tomar conta das crianças”, completou.

Espaço Colaborativo

Após uma feira realizada pelas mulheres do grupo materno Amor de Mãe BH, nasceu a primeira loja colaborativa materna do Brasil. Com 40 stands, o Espaço Colaborativo Amor de Mãe conta com produtos variados vendidos pelas empreendedoras participantes. A loja está localizada no 1ª piso do Shopping Del Rey (Av. Presidente Carlos Luz, 3001 – Pampulha/BH).