Que tal uma receita de almoço 100% detox? Bom, após os excessos das festas de fim de ano, pensar em uma alimentação saudável já a partir de janeiro, é fundamental, não é mesmo?
Pensando nisso, a nutricionista Astrid Pfeiffer, autora do livro “Detox dia a dia” (Editora Alaúde), separou uma receita de Ravióli de chia com abóbora, especialmente para quem deseja começar janeiro com foco na dieta. Confira!
Ravióli de chia com abóbora
20 unidades pequenas | 1 hora
2 pedaços médios de abóbora (180 g)
1/3 de xícara de leite de coco (80 ml; ver pág. 21)
1 colher (sopa) de chia (10 g)
½ xícara de farinha de inhame (80 g)
1/3 de xícara de farinha de arroz integral (40 g)
1 colher (sopa) de óleo de coco (15 ml)
1 colher (chá) de sal (5 g), e mais para temperar a abóbora
1 Coloque a abóbora em uma panela, cubra com água e cozinhe por 20 a 25 minutos, até amolecer. Retire da água e amasse com um garfo, temperando com um pouco de sal.
2 Aqueça o leite de coco até amornar. Desligue o fogo, junte a chia e espere alguns minutos até ela hidratar.
3 Coloque as farinhas, o óleo de coco e o sal em uma tigela. Junte o leite de coco com a chia e amasse bem até obter uma massa homogênea.
4 Espalhe um pouco de farinha de arroz na bancada. Abra a massa dentro de um saco plástico, usando um rolo para formar um retângulo fino.
5 Distribua colheradas do recheio da abóbora, deixando um espaço de dois dedos entre uma e outra. Feche a massa com cuidado, pois ela é frágil. Corte os raviólis e amasse as bordas com um garfo para fechar bem.
6 Em uma panela grande com água fervente, coloque devagar os raviólis para cozinhar. Quando subirem à superfície, retire-os delicadamente com a escumadeira. Sirva quente, com o molho de sua preferência.
Saiba mais
A abóbora é rica em betacaroteno, nutriente responsável pela sua cor alaranjada, e ganha da cenoura em quantidade de luteína e zeaxantina, substâncias que protegem a pele dos raios ultravioleta e agem principalmente na saúde dos olhos.