RABISQUE-SE!

Pensando em se tatuar? Confira alguns alertas antes de fazer uma

0

Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

As tatuagens estão sendo cada vez mais presentes no universo feminino. É a arte mais antiga usada para modificação do corpo. De acordo com estudos, as primeiras foram feitas entre 4.000 e 2.000 a.C. em regiões em que eram relacionadas a rituais religiosos.

As dicas dos dermatologistas começam bem antes do estúdio. A indicação é começar a cuidar da área da tatuagem uma semana antes, pois isso prepara a pele para reagir melhor à presença de um corpo estranho (o pigmento) e diminui o risco de contaminação por bactérias. Depois a preocupação é voltada à higiene. Procurar ter certeza de que a agulha usada é descartável e todos os outros mater­­­iais são esterilizados em autoclave, são importantes para evitar problemas.

tatuagem-feminina-04

Outro conselho é descansar e se alimentar na hora H. O sono em dia garante tolerância maior à dor e os níveis equilibrados de açúcar no sangue evitam algum desconforto. Depois do desenho escolhido e tatuado, é indicado cobrir a área com filme plástico durante as primeiras 48 horas e aplicar pomada à base de vitaminas E e A até a cicatrização completa, que leva no mínimo três semanas.

Mesmo com a tatuagem cicatrizada, os cuidados não terminam. Passar filtro solar com fator de proteção alto todas as vezes que sair ao sol é importante por dois motivos. O primeiro é que a exposição solar excessiva estraga o desenho, deixando-o esbranquiçado. O segundo, mais sério, é o risco de câncer de pele.

Em caso de arrependimento, a dor começa no bolso. Os procedimentos existentes são caros, exigem muitas sessões e dificilmente removem o desenho por completo. Em geral, os pigmentos mais difíceis de tirar são aqueles mais parecidos com o tom da pele da pessoa. Esses quase nunca saem totalmente. Pense bem para depois só curtir sua arte corporal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here