OUTONO: CUIDADOS COM O SISTEMA RESPIRATÓRIO

10 dicas para proteger-se das doenças respiratórias

Por: Redação      Foto: Shutterstock.com

Com o clima seco e temperaturas alternando entre frio e calor (no mesmo dia), o corpo sofre diversos choques térmicos. As doenças respiratórias fazem parte deste contexto e atinge crianças, adultos e idosos.

Os casos de crises de rinite alérgica, sinusite, laringite e asma aumentam assustadoramente, assim como o risco de complicações e da temida pneumonia.

Para deixar o seu nariz, garganta, laringe, pulmões e olhos, mais tranquilos, o otorrinolaringologista Dr. Jamal Azzam passa as 10 melhores dicas para proteger seu sistema respiratório no outono:

1) Tomar água como tratamento e não somente para matar a sede

Deve-se pensar na água como um tratamento, uma vez que as secreções tendem a ficar mais ressecadas no outono e a água fará com que fiquem mais líquidas e assim serem mais facilmente eliminadas, levando com elas os vírus e bactérias.

2) Inalações com soro fisiológico

O contato direto do soro fisiológico com todo o trato respiratório mantém as melhores condições para as trocas gasosas, além de ajudar demais na fluidificação das secreções.  Pode-se fazer inalações por conta própria livremente, 3 ou 4 vezes ao dia ou mais, desde que somente com soro fisiológico, sem acrescentar-se as “gotinhas” tradicionais para o tratamento da asma.

3) Use o umidificador de ar à vontade

Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto de dormir.  Isso só vai ajudar a manter as vias aéreas umedecidas e em muito melhores condições.

4) Mantenha toalhas de banho bem úmidas expostas no quarto, se não tiver umidificador

As toalhas de banho úmidas têm uma área muito maior de evaporação do que as bacias, levando a água para o ambiente.

5) Borrifar sprays de soro fisiológico no nariz

Os sprays de jato contínuo de soro fisiológico são muito eficazes na limpeza e umidificação do nariz e seios da face.  Pingar com um conta gotas também é uma boa medida.

6) Evitar atividades físicas ao ar livre entre 10 e 16 horas

Neste período costuma haver um maior acúmulo de poluentes no ar e isso pode prejudicar muito o sistema respiratório, especialmente porque no exercício físico existe toda uma sobrecarga da respiração.  Uma vez que cerca de 40 % da poluição atmosférica é devido aos escapamentos dos carros, ônibus e caminhões, evite lugares com muito trânsito.

7) Mantenha a casa bem ventilada, especialmente o quarto de dormir

Se a casa ficar fechada o tempo todo, mesmo no clima seco podem crescer fungos e piorar muito as alergias respiratórias.  A ventilação ajuda muito a evitar tudo isso.

8) Antes de usar jaquetas ou blusas de lã guardadas, lave-as e deixe-as tomarem muito sol

Geralmente as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar.  Na maioria das vezes elas ficaram guardadas quase 6 meses, pois as estações anteriores ao outono foram a primavera e o verão.  Então, o que ocorre na hora de pegar estas roupas?  Aquele cheiro de roupa guardada!  Cuidado! Prepare-se melhor e não tenha os efeitos nocivos do mofo no seu trato respiratório.

9) Evite o ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado normalmente já são vilões do sistema respiratório, uma vez que sempre diminuem muito a umidade do ar.  E no outono, o ar já é bem mais seco, então os aparelhos irão diminuir mais ainda a umidade do ar.  Isso predispõe a várias infecções e piora das alergias

10) Nunca tossir ou espirrar sem proteção e nunca usar as mãos para isso

A proteção com as mãos retém as secreções e possíveis vírus que tem nelas.  Depois, ao se colocar as mãos na maçaneta da porta, no teclado ou mouse, no controle da TV, no corrimão do ônibus/trem/metrô, está se transferindo os vírus para estes locais.  Então outras pessoas colocam as mãos, levam ao rosto e ficam susceptíveis a pegar as infecções.  Então, proteja sempre a tosse ou espirro com um lenço de papel descartável (proibido lenço de pano).  Se não tiver lenços de papel, lave as mãos ou use álcool gel imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *