Por Camilla Lóes
Fotos: Divulgação
Força de vontade, garra e perseverança são as características mais notáveis dos atletas paraolímpicos. Isso porque eles tornaram uma adversidade em um incentivo para a vida. São milhares de atletas empenhados em superar os próprios limites e vão conseguir, não é mesmo?
Segundo o patologista e neurologista Beny Schmidt, fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) os atletas paralímpicos do Brasil vão “arrasar”. “O esporte do nosso país começa a ganhar projeção na sociedade, haja visto o sentimento de orgulho de ser brasileiro que tomou conta de milhões de pessoas com os Jogos Olímpicos”.
“Estão sendo destinadas mais verbas para os esportes como um todo e, supreendentemente, também para os esportes paralímpicos. Os técnicos dos nossos atletas começaram a fazer intercâmbios internacionais, trazendo tecnologia e ciência para o nosso país. Também começamos a construir centros de excelência de treinamento físico de alto rendimento, acessíveis para nossa população”, afirma Beny.
Os atletas são superincentivados e preparados para esses desafios. “Pudemos observar estampado nos rostos dos nossos atletas, durante a chegada das delegações, assim como na Cerimônia de Abertura, a vontade de vencer. Para ser campeão, além do treinamento obsessivo, da ciência e da constituição genética, por ser o músculo esquelético voluntário, é a vontade, a gana de vencer e competir com raça que trazem a vitória e o sucesso para estes atletas”, conclui.
https://www.youtube.com/watch?v=GETQBNGkkBc