MANUAL DOS CREMES CLAREADORES

Tudo o que você precisa saber para usar corretamente os cremes e ter uma pele sem manchas

 Por: Letícia Ferreira      Foto: Divulgação

Antes de começar a usar um creme clareador, é necessário saber para o que ele serve e qual o grau de necessidade para um tratamento correto. “Eles são utilizados para uniformizar a coloração e textura do tecido cutâneo, promovendo um tom mais claro, luminoso e rosado à pele, evitando a formação de pigmentos anômalos e indesejados, e para tratar o melasma ou a hipercromia pós-inflamatória”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Para manchas causadas pelo sol ou por hormônios, os cremes funcionam em vários mecanismos de ação dos ativos responsáveis pela produção de melanina. Os clareadores são potencializados quando em associação com ácidos. “As manchas que surgem após exposição solar durante o verão respondem muito rapidamente a procedimentos como peelings seriados com ácido retinóico e uso de ativos por via oral, além dos ativos tópicos”, explica a médica.

Uma das principais dúvidas é com relação à aplicação dos cremes: deve ser pontual (em cima da mancha) ou no rosto todo? A Dra Claudia responde: “Devem ser aplicados no rosto todo quando o objetivo é uniformizar a tonalidade de forma geral tratando as discromias; ou sobre o melasma quando o quadro de pigmentação é localizado — sobretudo na região malar, frontal, dorso nasal e supralabial”, explica a médica.

Ir ao dermatologista é sempre a melhor opção, pois em um tratamento clareador é necessário hidratar a pele diariamente antes do FPS pela manhã e optar por veículos leves e de acordo com a época do ano. “Usar os clareadores sob supervisão dermatológica em fórmulas específicas e de acordo com a regra de prescrição caso a caso, que se baseia na severidade da pigmentação, na camada em que está presente o pigmento e na sensibilidade da pele do paciente em questão. As fórmulas mais concentradas devem ser utilizadas à noite. Já a Vitamina C associada à Vitamina E, Floretin ou ácido ferúlico podem ser utilizadas antes do protetor solar diariamente pela manhã e/ou à noite de acordo com a orientação dermatológica”, acrescenta.

Lembrando que gestantes ou pessoas com doenças autoimunes devem ser orientadas por um dermatologista antes de qualquer processo de clareamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *