LIVRE-SE DAS DORES CRÔNICAS COM 7 DICAS

Dicas essenciais para deixar seus dias mais leves e livres de dores

Por: Letícia Ferreira     Foto: Shutterstock.com

A dor crônica, diferentes de outras dores que servem como um alerta para o corpo, permanece na nossa rotina e pode estar associada a diversos comportamentos errados que afetam o nosso desenvolvimento no dia a dia.

O fisioterapeuta Leonardo Machado traz dicas valiosas que nos ajudará a corrigir este problema, melhorar a qualidade de vida e dizer adeus a dor:

  1. Beba muita água durante todo o dia, este é o principal e maior aliado para eliminar toxinas do corpo.
  2. Pratique exercícios com responsabilidade, respeitando as suas necessidades fisiológicas, para não gerar fraturas por estresse. Portanto, entre um exercício e outro, faça um pequeno repouso, o corpo precisa desse tempo de recuperação.
  3. Ao realizar qualquer atividade física é muito importante que você analise como se sente. Diminua a carga de exercícios, quanto maior for a intensidade, maiores serão as chances de microlesões. Tais dores estão relacionadas ao grau de estímulo de cada exercício também.
  4. Pensar na sua saúde de forma integrada é a melhor forma de identificar exatamente o que está causando possíveis alterações postural, tanto nas crianças como nos adultos, trazendo de volta sua qualidade de vida. O corpo humano recebe diversas tensões, causadas por uma má alimentação, doenças ou por outros motivos. Se tiver hábitos saudáveis e sentir dores, procure um especialista.
  5. Cólicas menstruais, dores pélvicas, incontinência urinária, consequências do parto e inúmeros outros desconfortos, fazem parte do dia a dia da maioria das mulheres. O que poucas sabem é que a solução pode ser bem simples, através de uma avaliação aprofundada do problema, direcionando um tratamento adequado de acordo com a fisiologia de cada mulher.
  6. Escolha dormir mais cedo ou relaxar na cama, longe do celular! Acordar 30 minutos antes do seu horário normal e aproveitar esse tempo para caminhar, correr ou até mesmo fazer um bom alongamento, dará um novo rumo para o seu dia.
  7. É preciso estar atento aos medicamentos que você usa. O remédio deve ser evitado ao máximo e, é necessário, sobretudo, entender que as respostas muitas vezes chamadas de patológicas, como a inflamação e a dor, são fundamentais para o processo de reparo e cicatrização dos tecidos. “Sendo um processo biológico natural, é necessário passar por 4 fases precisamente programadas: hemostase, inflamação, proliferação e remodelamento”, explica. Portanto, remédios que combatam a inflamação atrapalharão a cicatrização plena dos tecidos. A dor é necessária para a compreensão do estado natural de cicatrização dos tecidos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *