Exposição ‘Mulher por Inteiro’ abre nesta terça-feira em São Paulo, na Estação Largo Treze

0
Câncer de Mama - Outubro Rosa
Foto: Shutterstock

Durante todo o mês de Outubro, mostra gratuita traz imagens e frases de incentivo de 18 mulheres que tiveram ou ainda estão enfrentando o câncer

A partir desta terça-feira (01/10), o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), em parceria com o Instituto Amor Rosa, ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, e a ViaMobilidade, concessionária responsável pela Linha 5-Lilás de metrô, realiza a exposição gratuita Mulher por Inteiro, que traz ao público imagens e frases de incentivo de 18 mulheres que tiveram diagnóstico dos cânceres gástrico, colo de útero, linfoma de Hodgkin, mama, intestino, tireoide, ossos, pulmão e fígado.  A mostra acontecerá simultaneamente na Estação Luz, da Linha 4-Amarela, e na Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás de metrô, onde ficam até o dia 31 de outubro.

A exibição, idealizada para ocorrer em outubro por este ser considerado o período de conscientização para o câncer de mama, pretende mostrar a força e a coragem das mulheres ao se deparar com uma das doenças que mais matam no mundo, segundo a OMS. “Este trabalho retratou a beleza, a perseverança, a atitude da mulher brasileira, com mensagens inspiradoras para quem enfrenta um câncer ou desejo de se cuidar buscando informações importantes para o diagnóstico precoce de tumores”, diz Marlene Oliveira, presidente e fundadora do LAL.

A decisão de mostrar casos ligados a outros tipos de cânceres diferentes além da mama se deu por conta do entendimento do Instituto Lado a Lado pela Vida de que a mulher não é acometida somente por este tipo de neoplasia. “Outros tumores afetam a vida de muitas mulheres e é necessário prestar atenção em todos os sintomas ou alterações que ocorram no organismo, para que a doença seja detectada no início”, reflete Marlene.

Para ela, as mulheres são únicas e merecem ser vistas por inteiro. “Nesta exposição, o sorriso de cada uma das participantes mostra que é possível superar os desafios no enfrentamento do câncer e ter informação sobre a doença e seu tratamento é fundamental”, diz.

Entre as mulheres que foram fotografadas para a exposição, algumas tiveram diagnóstico recente, outras já estão em tratamento enquanto outras são consideradas sobreviventes da doença. A faixa etária das mulheres também é bastante variável, mostrando que o câncer hoje atinge desde mulheres bem jovens até aquelas que já são idosas. Cada lâmina fotográfica trará também um QR CODE, onde será possível buscar informações sobre detecção precoce do câncer.

As fotos foram clicadas pela fotógrafa Diacuy Mesquita Piccione (Lola).

Serviço – MULHER POR INTEIRO

Exposição Gratuita

Realização: Instituto Lado a Lado pela Vida

Data: De 1/10 a 31/10 nas Estações Luz, da Via-4 Amarela, e Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás de metrô. Horário: 4h40 a 00h10