Ajudar nas tarefas de casa mirando no futuro
Por: Redação Foto: Shutterstock.com
Diariamente os pais e as crianças ouvem que educação começa em casa, mas você sabia que a qualificação profissional também começa assim? Segundo Luciano Salamacha, especialista em neurociência aplicada à gestão de negócios e RH: “A educação recebida em casa é capaz de qualificar as crianças para o trabalho no futuro, preparando-as para lidar com o dia a dia no emprego”.
Cada cômodo da casa traz um ensinamento natural para os seus filhos. Escolhendo os pontos chaves, Luciano explica como fazer a diferença no aprendizado do dia a dia:
Na cozinha: o processo de preparo de alimentos, por exemplo, a sequência necessária para se elaborar um prato, a higiene e a qualidade aprovada da comida preparada, bem como a satisfação ou não do resultado final constroem, de maneira natural, a importância de se seguir processos, atenção à qualidade do que se entrega, a necessidade de respeitar o feedback. Além disso, é possível obter a noção de que todos têm a mesma relevância em uma equipe, independe do tamanho ou percentual de participação que um indivíduo tem.
Na dispensa: o orçamento da família é fortemente afetado pelas compras que realiza, pelos produtos que consome e, principalmente, pelos que não consome. O simples gesto de mostrar aos filhos os alimentos que sobram na prateleira, fazê-los contar, por exemplo. São elementos valorizados pelas empresas: a importância de se controlar estoques de maneira racional, evitar desperdícios, gerenciar orçamento e perceber que as compras devem seguir processos racionais e não serem realizadas por impulso.
Na sala: cada um quer assistir um programa diferente -pessoas disputam o melhor lugar no sofá-, então, surge a necessidade de harmonizar os diversos interesses envolvidos. Dois fortes e valorizados elementos de capacitação exigidos pelas empresas são a capacidade de negociar e de ceder em prol do espírito de equipe, desenvolvidos naturalmente quando os pais aplicam atividades ligadas à solução deste tipo de problemas. O reverso também é verdadeiro: contornar essas situações em vez de gerencia-los pode passar uma noção errada sobre como encarar e resolver problemas de relacionamento.
No quintal: geralmente é um espaço onde são jogadas as coisas que não são utilizadas. A correta gestão e descarte de recursos, a manutenção do ambiente limpo, organizado, evitando que materiais e equipamentos fiquem obsoletos ou ocupando espaços sem necessidade fazem parte de uma das técnicas japonesas mais utilizadas em gestão de qualidade no mundo, chamada 5S: Seiri – Utilização; Seiton – Arrumação; Seiso – limpeza; Shitsuke- disciplina; Seiketsu – Higiene.
No quarto: O quarto é um dos mais importantes, porque além de trazer a sua personalidade, ele demonstra como você seguirá no seu ambiente de trabalho. As empresas precisam de pessoas que respeitem a rotina, que entendam a importância de arrumar, organizar e manter em ordem um ambiente, ainda que seja onde apenas a pessoa utiliza. Essas imposições corriqueiras refletem o cuidado com os recursos da organização. O mesmo se aplica ao fato de as crianças cumprirem horários como: acordar, se preparar para ir à escola etc.
No banheiro: é muito importante saber conviver em equipe, respeitar as diferenças e necessidades do outro, além de dividir e compartilhar. Assim, não haverá brigas ou discussões pela demora no banho ou pela bagunça deixada.