Hipertensão, diabetes, sedentarismo e diversos fatores podem desenvolver a doença

Por: Redação      Foto: Shutterstock.com

Você sabia que a hipertensão e diabetes podem levar ao desenvolvimento da doença renal crônica? Sim, elas podem. E, para evitá-las é necessário ter hábitos saudáveis, evitar o tabagismo, o alcoolismo e hábitos alimentares que possam aumentar o risco do aparecimento destas complicações. Mais um fator a ser observado é o sedentarismo e fazer atividades que auxiliam na redução do estresse, também associado a enfermidades.

Para ter uma alimentação saudável, segundo a nutricionista e pesquisadora da Fundação Pró-Rim, instituição referência no tratamento renal, Fabiana Baggio Nerbass, sempre que possível dê preferência aos produtos frescos como legumes, frutas e verduras, grãos, carnes e laticínios que não foram submetidos a nenhum procedimento de transformação, como adição de açúcar, sal e outros aditivos químicos. E, quando consumir alimentos processados, o ideal é preferir aqueles que tenham o menor número de substâncias adicionadas e opte sempre que possível pelos que tenham menor quantidade de sódio. A recomendação é da baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde.

Além disso, devemos trocar a rotina de consumo de alimentos calóricos em frente a equipamentos eletrônicos, em estado sedentário, para à prática de exercícios físicos. “Quando estamos distraídos, costumamos não prestar atenção no que e no quanto estamos comendo”, alerta.

Opte sempre em valorizar os produtos regionais que, pela proximidade ao consumidor, geralmente são mais frescos e adaptados ao paladar local e Fabiana dá uma dica importante: “Procure fazer suas refeições com a família ou com os amigos, apreciando sempre o momento e o sabor dos alimentos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here