Veja como gravar os seus vídeo da melhor forma

Há várias artimanhas para tornar o seu vídeo caseiro mais incrível, descubra como utilizá-las da melhor forma

Fotos Shutterstock.com (por Rawpixel.com)

Está faltando uma dose de profissionalismo nos vídeos que você faz com o celular? Bem, isso é compreensível, já que esses produtos, apesar de serem maquininhas incríveis, não dispõem de todos os recursos que estão ao alcance dos grandes diretores de cinema. Porém, há certos macetes que podem ser usados para tornar os seus vídeos mais interessantes, bonitos e dinâmicos. Para isso, basta adotar alguns procedimentos simples na hora de gravar. Vamos a eles?

Paisagem ou retrato?

Os modos “paisagem” e “retrato” proporcionam visualizações mais eficientes para diferentes tipos de conteúdo (por exemplo: enquanto o modo retrato é mais indicado para ler e-books, o modo paisagem é ideal para assistir a um filme). Na hora de gravar um vídeo, é preciso levar em conta qual deles corresponde melhor à proposta do conteúdo que você quer produzir. Transmissões ao vivo podem ser feitas tanto com a tela na vertical como na horizontal, mas o modo “retrato” é a melhor opção se você estiver fazendo a captação em movimento, enquanto caminha por uma sala ou rua e fala com o espectador (nessas condições, é mais fácil segurar o celular na vertical). Por outro lado, se você fizer uma live ou gravação em um escritório, sentado em sua mesa de trabalho, use o modo “paisagem”, que permite um enquadramento mais “classudo” (nesse caso, utilize um tripé ou algum apoio improvisado para posicionar o celular à sua frente).

Use iluminadores externos

A princípio pode parecer uma boa ideia usar o Flash do celular na hora de gravar um vídeo, mas essa é uma opção que deve ser prontamente descartada.  Ao invés disso, invista em iluminadores externos, que oferecem um resultado melhor. O Flash costuma emitir uma luz “dura” e artificial, que confere um aspecto esquisito às pessoas (até o tom da pele parece diferente quando usamos esse recurso). A aquisição de um refletor implica em gastos, mas esteja certo de que o equipamento lhe trará o devido retorno. E já que falamos em investimento: considere também a compra de um tripé para smartphone e de um microfone de lapela. Este último equipamento é fundamental, já que uma má captação de áudio pode tornar o seu vídeo ininteligível para o espectador.

Procure um local adequado para gravar

Um pouco de “misancene” sempre agrega valor a um vídeo, mesmo que seja um conteúdo feito para divulgar um pequeno negócio de família. Como no cinema e na TV, a ambientação conta muito em vídeos veiculados na internet (embora o nível de exigência não seja tão alto quanto o de uma superprodução). Se for gravar uma entrevista com o dono de uma fábrica, é interessante que o empresário apareça em primeiro plano, com sua equipe de trabalho ao fundo, desempenhando suas funções diárias com naturalidade. Da mesma forma, antes de gravar, ajude o entrevistado a definir o que será dito ao longo do vídeo, para que ele não se sinta “perdido” durante a gravação ou fique inseguro na hora de falar.