Dicas para gravar vídeos incríveis com o celular

Atualmente, os smartphones oferecem diversos recursos que possibilitam fazer vídeos bacanas, veja como melhor aproveitá-los

Fotos Shutterstock.com (por Josep Suria

É cada vez mais comum as pessoas “atacarem” de cineastas na internet. Mesmo sem muito conhecimento técnico, dá para aproveitar os recursos do próprio celular para criar vídeos curtos de qualidade, que surpreendam seus contatos e seguidores nas redes sociais. O segredo para produzir filmes mais legais é saber usar esses recursos a seu favor. A seguir, confira algumas dicas que vão tornar seus vídeos caseiros mais bacanas e impactantes.

Foco e exposição da câmera

Para conseguir uma maior uniformidade na imagem, evitando variações bruscas no foco e na luminosidade, a primeira coisa a fazer é não usar as configurações automáticas do celular. Isso porque o aparelho é programado para corrigir automaticamente a luminosidade e o foco, o que acaba provocando súbitas mudanças na imagem quando, por exemplo, você se movimenta por uma sala enquanto faz a captação da cena. Então, o indicado é bloquear as funções de exposição do celular e fazer os ajustes manualmente. Para isso, basta acionar o modo “câmera” do celular e pressionar a tela durante três segundos. Desse modo, você bloqueará o foco e a exposição automáticos e poderá definir que áreas da cena devem ficar mais ou menos iluminadas.

Iluminação da cena

Como se sabe, toda produção bem feita começa com uma boa iluminação. Quando fazemos vídeos com equipamentos profissionais, dispomos de uma série de recursos que permitem obter uma luz adequada ao tipo de produção que estamos fazendo. Mas filmagens caseiras não contam com esse luxo, pelo fato dos celulares não disporem de tantas ferramentas para esse fim. Portanto, a solução é recorrer a alguns truques para, por exemplo, conseguir boas imagens em locais menos iluminados. Então, na dúvida, deixe o local onde será gravada a cena bem iluminado, sempre fazendo uso de lâmpadas com a mesma temperatura. Desse modo, até as cores das peles das pessoas parecerão mais naturais e uniformes, sem distorções que podem ser causadas por um mau ajuste do balanço de branco.

Ative o “modo avião” ou o “modo silencioso”

Quando um programa de TV está sendo gravado, a ordem é sempre a mesma: “silêncio no estúdio”! Ruídos externos podem arruinar qualquer produção, e os profissionais das emissoras e produtoras são muito cuidadosos quanto a essa questão. Portanto, quando estiver gravando uma cena com o celular, ative o “modo avião” do aparelho, para não ser interrompido por ligações de conhecidos ou por aqueles irritantes “barulhinhos” que acompanham as mensagens de texto e notificações das redes sociais. Não será possível fazê-lo se você estiver realizando um conteúdo transmitido ao vivo pela internet. Nesse caso, a dica é colocar o seu smartphone no “modo silencioso”.

Use estabilizadores de imagem

Imagens tremidas e enquadramentos ruins são problemáticos tanto em produções profissionais quanto em gravações feitas com o smartphone. Diretores de filmes e séries de TV usam tripés e outras traquitanas para manterem as câmeras estáveis, mas existem produtos que cumprem um papel parecido e que são indicados para celulares. Os estabilizadores são amplamente utilizados por produtores de conteúdo independentes que fazem vídeos para a internet, e são particularmente úteis durante a gravação de cenas longas, já que garantem à imagem uma maior uniformidade. Os estabilizadores de imagem estão disponíveis em vários tamanhos e formatos e têm preços bem variados, que vão de aproximadamente R$ 120,00 a R$ 2 mil.

Aplicativos

Os aplicativos de filmagem encontrados em nossos celulares “quebram o galho”, mas são muito limitados. Se você quiser realizar vídeos mais ousados, terá que recorrer a soluções externas que aumentem o desempenho do seu smartphone. Estamos falando dos aplicativos de filmagem, que têm funções e ferramentas muito interessantes e que, em muitos casos, são gratuitos. Alguns deles são: Adobe Premiere Rush, FiLMiC Pro, iMovie, Open Camera, Viva Vídeo, Cinema FV-5 e Lapse it Pro. 

Microfone

Não confie cegamente no microfone interno do seu smartphone. Ele é muito eficiente no que se propõe, que é ser uma ferramenta de áudio que atenda às expectativas do consumidor comum, mas deixa a muito desejar para quem almejam utilizar o aparelho para produzir vídeos de qualidade. Então, invista em um bom microfone externo (pode ser um modelo de lapela, aquele que é fixado na gola da camisa durante a gravação). Com ele será possível registrar um áudio mais apurado e menos afetado por ruídos externos.