Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

Com a chegada do frio, algumas mudanças podem ser percebidas. A pele torna-se mais ressecada e áspera, chegando até a descamar em alguns locais. Por outro lado, aquelas que têm pele oleosa no rosto podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora da dermatite seborreica (aquela descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo) nesta época do ano.

Sendo assim, veja algumas dicas, de acordo com especialistas, para manter sua pele saudável enquanto o calor não volta:

Para peles ressecadas e/ou descamativas os truques são: não tomar banhos muito quentes, eles retiram a oleosidade natural da pele; evitar se ensaboar demais e não usar bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves e “hidratantes”; logo após o banho, com a pele ainda úmida, usar um hidratante nas áreas ressecadas. Claro, procure um dermatologista para saber qual o hidratante mais indicado para sua pele.

Já para as peles oleosas alguns dos macetes são: evitar usar hidratantes nas áreas de pele oleosa, eles raramente são necessários. Mesmo se logo após o banho a pele parecer ressecada, em pouco tempo a oleosidade natural vai retornar; evitar lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade; evitar alimentos gordurosos; só usar filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (livre de óleo).

Para os lábios, a dica é usar umectantes labiais várias vezes ao dia, beber bastante água e não ficar passando a língua sobre os lábios para molhá-los (isso só vai piorar o ressecamento).

Vale a ressalva da proteção solar: o sol do outono e do inverno é uma delícia, mas não se deixe enganar, pois ele não é inofensivo. Nesta época, apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA – principal causadora do envelhecimento cutâneo – continua forte. Portanto, apesar de você não se “queimar”, o sol danifica a sua pele e você deve protegê-la com filtros solares de FPS 15 ou maior sempre que ficar exposta ao sol.

Para concluir, a dica que vale para todo tipo de pele é beber bastante água e comer frutas, legumes e verduras. A pele vale todo o cuidado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here