Texto: Tatiana Rudigher
Foto: Divulgação

O insucesso em alguns momentos é parte normal da vida, mas muitas vezes é somente por meio dele que nos colocamos no caminho do sucesso. Ninguém gosta de falhar: seja no trabalho, em casa, no amor. Afinal, às vezes o fracasso é bem dolorido. Como lidar, então?

De acordo com especialistas, fracassar faz disparar uma resposta emocional e nem todos sabem lidar da melhor forma. A maneira como lidamos com as nossas emoções depois de um fracasso faz toda a diferença para melhor superá-lo. “Nossa maior glória não é nunca ter caído, mas sim ter levantado após cada queda”, já dizia o filósofo chinês Confúcio. Partindo dessa linha de pensamento, as pessoas mais bem-sucedidas são as que aprendem com seus erros e transformam os fracassos em oportunidades. Todas as descobertas científicas, iniciativas nos negócios e todos os casamentos felizes resultaram de uma série de fracassos. “Eu não fracassei no teste, só encontrei 100 maneiras de fazer errado”, concluía o cientista e inventor Benjamim Franklin.

Como lidar melhor?

Segundo pesquisas, as dicas são: ao invés de gastar energia tentando mudar a situação, o foco deve ser o que esta situação pode mudar em você e o que pode aprender com ela; prestar atenção em seus comportamentos para poder fazer escolhas melhores; aprender com os erros; prever os possíveis fracassos e fazer opções melhores comparando situações.

E claro, é tentador imaginar e desejar uma vida livre de problemas e decepções. Mas pense que assim as conquistas não seriam tão saborosas e comemoradas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here