DESCUBRA QUE CARÊNCIA SE CURA COM AS AMIGAS

Foto: (ShutterStock.com)

Por: Wandy Ribeiro

Terapeuta explica de que forma as amizades podem nos fortalecer

 

Com o fim de um relacionamento, ou quando está nele de forma infeliz, é comum aquela carência bater na sua porta. Isso é um fato, no entanto, segundo a Terapeuta Emocional para Mulheres, com foco em Relacionamentos, Camilla Couto, existe uma solução simples para quando se encontra neste estado de espírito: a amizade das amigas.

“Ninguém constrói um bom relacionamento em cima de carência, por isso, se ela bater na sua porta, procure suas amigas! Parece algo tão simples de se dizer, mas é a mais pura verdade. São suas amigas que vão lhe mostrar suas verdadeiras qualidades, apontar seus erros, acolher suas inseguranças e propor novas formas de ver a vida. Não um homem. É com as amigas que podemos rir, chorar e desabafar”, exemplifica.

No entanto, a especialista enfatiza que são tipos de relacionamentos diferentes, e que estar feliz em um, não necessariamente anula o outro. “É claro que é maravilhoso quando estamos num relacionamento feliz e saudável. Nossos parceiros são grandes mestres, com os quais temos sempre muito o que aprender. Porém, quando se trata de carência – aquela sensação de vazio e solidão – o remédio são as amigas, pois só elas são capazes de nos devolver aquilo de que, na verdade, estamos sentindo falta: nós mesmas”, explica.

A terapeuta ainda ilustra, de que forma a carência pode atrapalhar na sua vida. “Movidas pelo desejo de preencher tal vazio, acabamos nos envolvemos com pessoas que nada têm a ver com a gente e com o que realmente somos ou queremos. Isto porque a carência nos cega, nos priva de sentidos básicos de sobrevivência amorosa, como o de detectar se a pessoa está sendo respeitosa e verdadeira”, comenta.

Para finalizar, Camilla enfatiza que mesmo quando a solidão bater, o bom senso deve prevalecer. “Quando estiver carente, procure suas amigas, não um parceiro. Uma simples conversa com a melhor amiga pode resolver muita coisa e nos salvar do sofrimento e da dependência de um relacionamento baseado em impulsividade, ciúme e medo. Estamos sempre em evolução, aprendendo sobre o outro e sobre nós mesmas e podemos sofrer alguns deslizes no caminho. Nessas horas, o que mais precisamos, para não cair novamente no erro de fantasiar com a ideia de um parceiro ou uma relação possam ser a solução, é contar com as amigas. Converse, ria, marque um encontro. Preencha-se daquilo que é realmente seu: suas amizades. E faça isso antes de embarcar em uma relação impulsionada pela carência, ou poderá ser tarde”, recomenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *